ATIVIDADES REALIZADAS NO TEMPO LIVRE E TIPO DE DESLOCAMENTO PARA A ESCOLA: UM ESTUDO COM ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL, RS

MIRIA SUZANA BURGOS, LETICIA BORFE

Resumo


Introdução: O sedentarismo, em crianças e adolescentes, é considerado um problema de saúde pública, pois as crianças tornaram-se menos ativas nas últimas décadas, incentivadas pelos avanços tecnológicos. O tipo de deslocamento diário de crianças até a escola pode contribuir para um estilo de vida ativo ou passivo. Objetivo: identificar, descrever e comparar a forma de deslocamento até a escola e as atividades mais praticadas no tempo livre dos alunos de escolas públicas e particulares de Santa Cruz do Sul. Método: o estudo, de caráter descritivo-exploratório, utilizou uma amostra de 276 escolares de ambos os sexos (158 do sexo masculino e 118 do sexo feminino), com idades entre 7 e 15 anos. Para a coleta dos dados, foi utilizado o questionário Estilo de Vida, Saúde e Bem-estar-criança/adolescente, adaptado de Barros e Nahas (2003). Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva (frequência e percentual), através do programa SPSS v. 18.0. Resultados: constatou-se que, entre as atividades mais realizadas pelos escolares masculinos, no seu tempo livre (lazer), está o futebol (27,6%), andar de bicicleta (12,7%), olhar TV (12,7%). A região do centro demonstrou ser menos ativa que as regiões da periferia e do interior da cidade, tendo práticas mais relevantes no tempo de lazer, atividades passivas como usar o computador/internet e olhar TV. Entre as meninas, observa-se que olhar TV (14,6%) e brincar/brincadeiras (13,7%) são as atividades mais relevantes no tempo livre, e entre as estudantes, destacam-se como as mais ativas as escolares da periferia. Quanto ao deslocamento passivo/ativo para a escola, não se obteve diferenças notórias em relação ao sexo ou a idade dos escolares, porém observa-se que o deslocamento ativo foi mais relevante em estudantes da periferia, zona rural e centro, respectivamente. Conclusão: podemos observar que os meninos têm um estilo de vida mais ativo que as meninas, sendo que as meninas estudantes da escola particular localizada no centro da cidade têm um perfil de característica mais sedentária. Os sujeitos das escolas públicas estudadas da zona rural e na periferia da cidade de Santa Cruz do Sul apresentaram um estilo de vida mais ativo em seu tempo de lazer em relação aos estudantes da escola particular. A grande maioria dos alunos que estudam na escola da periferia desloca-se ativamente para a escola e apresenta um estilo de vida mais ativo em seu tempo de lazer. O avanço tecnológico nos meios de comunicação e transporte contribui para alguns resultados desta pesquisa, observando que, na escola particular, obteve-se um estilo de vida mais sedentário na análise das atividades realizadas no tempo livre e, também, no deslocamento diário a escola.


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