LABORATÓRIO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE (LAFISA) E SUA UTILIZAÇÃO PELO MEIO ACADÊMICO: RELATO DAS ATIVIDADES DO PRIMEIRO SEMESTRE 2012

DIANA SCHERER, PETERSON LUIZ REGERT, MIRIAM BEATRIS RECKZIEGEL, HILDEGARD HEDWIG POHL

Resumo


Considerando a importância da avaliação física na prescrição de exercícios físicos e o papel dessas avaliações corroboradas pelas evidências científicas, observa-se que um grande número de pessoas parece permanecer desinformado ou desinteressado da validade desse instrumento de conhecimento, indispensável para a realização de um correto programa de condicionamento físico. Para difundir as proposições de avaliação física, o Laboratório de Atividade Física e Saúde (LAFISA) mostra-se como importante aliado no fornecimento de subsídios aos diferentes profissionais envolvidos no assessoramento da prática da atividade física. Este resumo, em forma de relato de experiência, tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no LAFISA por acadêmicos e docentes de diferentes cursos, em especial o de Educação Física, durante o primeiro semestre de 2012. Para o levantamento dos dados aqui apresentados, utilizaram-se relatórios de atividades, cronogramas de aulas práticas e agendamento da retirada de equipamentos. O Laboratório foi utilizado para aulas práticas, nas disciplinas de Atividade Física Adaptada (8 horas/aula), Avaliação Funcional (28 horas/aula) e Fisiologia do Exercício (16 horas/aula). Quanto aos discentes, estes retiraram 546 equipamentos para realização de trabalhos extraclasse nas disciplinas de Atividade Física Adaptada (11%), Avaliação Funcional (72%), Fisiologia do Exercício (12%) e Estágios (5%), sendo que os equipamentos com maior número de empréstimos foram o estetoscópio e o esfignomanômetro, ambos com 14%. O Laboratório também subsidiou, nesse período, os projetos de pesquisa Triagem de fatores de risco relacionados ao excesso de peso em trabalhadores da agroindústria usando novas tecnologias analíticas e de informação em saúde e240Avaliação de indicadores bioquímicos de saúde de escolares usando espectroscopia no infravermelho, polimorfismos, saúde bucal e fatores relacionados ao estilo de vida: um estudo em Santa Cruz do Sul 226 fase II e os projetos de extensão Avaliação Funcional para a Comunidade e Projeto Pupilo, sendo que o primeiro avaliou usuários da comunidade e atletas, e o segundo, adolescentes. Os resultados evidenciam a contribuição do LAFISA para docentes, acadêmicos e comunidade em geral, que se beneficiam não somente dos projetos de pesquisa e extensão, mas, principalmente, por propiciar a qualificação dos profissionais graduados nessa Universidade, que tem a oportunidade de associar, nesse espaço, o ensino, a pesquisa e a extensão. Os resultados demonstraram que o objetivo do LAFISA 226 ser campo de aperfeiçoamento dos acadêmicos e suporte a algumas disciplinas 226 atendeu sua finalidade inicial de se caracterizar como um suporte aos projetos desenvolvidos na240 no campo do exercício físico.


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