A INTERDISCIPLINARIDADE E MULTIDISCIPLINARIDADE NO SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA NÍVEL INTERMEDIÁRIO

INES PEREIRA, JESSICA TALITA MALLMANN, JULIANA FALEIRO SILVEIRA, MADIER DE OLIVEIRA FREITAS, PATRICIA ANA MULLER, EUNICE MARIA VICCARI

Resumo


O Serviço de Reabilitação Física - Nível Intermediário (SRFis) programa e executa um projeto terapêutico individual, acompanhando os usuários amputados e portadores de necessidades especiais, bem como seus familiares e cuidadores, numa perspectiva de atenção integral em saúde. Este serviço possui caráter de referência para os municípios da Região dos Vales /RS possuindo, no seu contexto profissional, acadêmicos/bolsistas dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Serviço Social, bem como docentes, técnicos protesistas e ortesistas, terapeuta ocupacional e médico. Em equipe, o atendimento dos pacientes torna-se mais dinâmico, podendo o problema ser focado por um grupo de pessoas cujo objetivo é o mesmo, mas que seguem caminhos diferentes para atingi-lo. Com a pesquisa, identificamos a que curso/profissão pertencem os atuantes no projeto, em que semestre se encontram, a quanto tempo atuam no projeto, qual o entendimento sobre multiprofissionalidade e interdisciplinaridade, 240quais as atividades executadas e se são de caráter interdisciplinar, o que o SRFis acrescentou para a vida acadêmica/profissional e se indicariam para alguém trabalhar em um local multiprofissional. Acreditamos que com o este estudo colaboramos com a interação entre os diversos cursos e, consequentemente, melhoramos o240 atendimento aos pacientes. O estudo envolveu vinte sujeitos atuantes no projeto, sendo eles acadêmicos/bolsistas, docentes, profissionais e funcionários. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2012, através do programa Surveymonkey, via correio eletrônico. O questionário, do tipo semiestruturado, contava com dez questões quali/quantitativas. As respostas foram analisadas sob o método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Os sujeitos eram predominantemente estudantes (80%), sendo a maioria do Curso de Fisioterapia (70%), entre o7° semestre 240e os concluintes da graduação (50%), atuam a menos de quatro meses (45%), acreditam que essas atividades são na maioria de caráter interdisciplinar (65%), e todos indicariam trabalhar em um serviço onde há interação de tantos profissionais. Sobre a diferença entre a multiprofissionalidade e a interdisciplinaridade todos demonstraram entendimento sobre o assunto, com enfoque na integração e, com relação às atividades que executam, as mais citadas foram: orientações, atendimentos e atividades administrativas. O que acrescentou na vida acadêmica/profissional dos sujeitos foi, principalmente, conhecimento, integração e experiência. Com um número expressivo de respondentes, podemos afirmar que em relação à multiprofissionalidade, o Serviço de Reabilitação Física tem muito a contribuir para os acadêmicos, pois permite que eles se situem na realidade de atendimento antes da formação, trabalhando tanto com o impacto psicológico quanto com o social, agregando maiores conhecimentos dentro da interdisciplinaridade. A respeito dos métodos e estratégias de atendimento, o conhecimento intrínseco dos participantes tem grande importância, colaborando para que se busquem alternativas que produzam um atendimento mais efetivo e aplicável na reabilitação, resultando em qualidade na atenção integral à saúde dos usuários.


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