SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS: 223PROJETO COPAME224
Resumo
A extensão universitária deve ser concebida como a ação que visa à formação do indivíduo-cidadão que, ao atuar em diversos segmentos profissionais, poderá se deparar com situações nem sempre previstas nos conteúdos de teor específico dos cursos de graduação, que exigirão posições socialmente comprometidas. Objetivo: o objetivo deste trabalho é relatar as ações desenvolvidas após 2 anos de atuação no 223Projeto COPAME224: atenção à Saúde Bucal de Crianças Institucionalizadas. Este projeto propõe um trabalho interdisciplinar que no momento conta com a participação de docentes e bolsistas dos cursos de Psicologia, Odontologia, Ciências Contábeis e Educação Física. A COPAME (Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor), com abrangência regional, é um local que abriga menores de 12 anos que foram afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de abrigamento em função de abandono, ou cujas famílias se encontram temporariamente impossibilitados de cumprirem sua função de cuidar e proteger. A COPAME funciona em regime de abrigo, mantida financeiramente por associados, bem como por doações da comunidade, de outros países e de algumas prefeituras da região. O número de crianças é incerto e o tempo de permanência é variável. Metodologia: semanalmente a bolsista de odontologia visita a Instituição onde, além das atividades educativas e de motivação visando à saúde, realiza a escovação supervisionada com todas as crianças. O uso do fio dental e a escovação são realizados uma vez por mês, pela bolsista individualmente com as crianças. Todas as crianças são agendadas para atendimento preventivo e/ou curativo na disciplina e estágios de odontopediatria do Curso de Odontologia da UNISC. Resultados: de agosto de 2010 a junho de 2012, foram realizados 729 procedimentos de higiene bucal (escovação e fio dental) individualmente. Quanto aos procedimentos clínicos, neste mesmo período, foram realizadas 33 profilaxias, 44 restaurações, 21 exodontias, 54 selantes e foram confeccionados 2 mantenedores de espaço. Conclusões: além dos benefícios proporcionados às crianças, esta experiência possibilita vivências e percepções que não ficam limitadas às atividades curriculares, estimulando a formação de um profissional humanista, atento às necessidades da comunidade, contribuindo, assim, para a construção de melhores condições de cidadania e, à Universidade, o cumprimento de sua responsabilidade social. Dessa forma o projeto proporciona o crescimento da bolsista pela constante busca de conhecimento científico através da convivência multiprofissional, visando à promoção e prevenção da saúde bucal, a fim de desenvolver em cada criança o autocuidado proporcionado pela soma de informações obtidas na infância.
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