PROJETO SORRISO ESPECIAL - MANEJO DE PACIENTES ODONTOLÓGICOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Resumo
O manejo de pacientes com necessidades especiais no consultório odontológico é repleto de peculiaridades. Para tal atendimento, é preciso uma equipe composta de profissionais capacitados e preparados não só com o conhecimento técnico, é preciso muito carinho e empatia. Este trabalho tem por objetivo apresentar as possibilidades de atendimentos desenvolvidos pelos acadêmicos, dentro da clínica de Odontologia da UNISC, no Projeto Sorriso Especial, para pacientes com diferentes deficiências, entre elas deficiência auditiva, física, psicomotora, neurológica e pacientes sindrômicos. São beneficiados neste projeto pacientes indicados por entidades locais e regionais. 240Os alunos desenvolvem um trabalho direcionado ao manejo do paciente tendo como foco de planejamento a prevenção, não deixando de realizar procedimentos de urgência e de outras necessidades particulares de cada caso. A orientação para os cuidadores dos pacientes é ministrada pelos professores coordenadores do projeto juntamente com os alunos que fazem parte do mesmo (bolsistas e voluntários). Para fazer parte deste projeto os familiares ou responsáveis deverão participar de uma palestra de acolhimento para criar 240vínculo entre os pacientes, seus responsáveis e a equipe do projeto. Nestas palestras são abordados temas relacionados à formação da cárie dentária e a prevenção das doenças da boca, orientação sobre como atuar na manutenção da higiene, enfatizando os cuidados necessários de manejo destes pacientes, visando à promoção de saúde bucal. 240Após a palestra os pacientes são agendados para as consultas clínicas. No dia da consulta os bolsistas se direcionam a recepção da clinica de odontologia, onde se inicia o acolhimento do paciente e de seu responsável. Todos os atendimentos do projeto iniciam-se com a familiarização do paciente ao ambiente odontológico, onde são feitas demonstrações para que se eliminem qualquer tipo de ansiedade ou medo. O aluno que realiza o atendimento é previamente orientado e supervisionado sobre as condutas clínicas e técnicas de manejo com demonstrações dos professores na forma de atendimento. São realizadas técnicas de contenção, técnica de Addelston (dizer-mostrar-fazer), técnica do elogio, entre outras, adaptadas de acordo com cada perfil comportamental. Com este projeto, estamos possibilitando aos pacientes portadores de necessidades especiais um atendimento diferenciado onde os princípios de humanização são de fundamental importância promovendo a inclusão social. Com essa filosofia, além de colocar os alunos em contato com a realidade da profissão escolhida, a universidade reitera seu compromisso com a comunidade.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.