REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL NAS INSTÂNCIAS DE CONTROLE SOCIAL NO SUS

CARINE GUTERRES CARDOSO, EMANUELI PALUDO, FRANCELLI CASTRO DA SILVA, TERESINHA EDUARDES KLAFKE

Resumo


O projeto de extensão 223Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva (GETESC): Protagonismo Estudantil na Formação em Saúde224, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) trabalha com três estratégias básicas: representação dos estudantes nas instâncias de controle do Sistema Único de Saúde (SUS); projetos de formação na universidade; e participação/construção do movimento estudantil. Este trabalho pretende relatar as experiências do grupo na representação estudantil e participação na discussão de ações em saúde dentro de Comissões, Conselhos e Conferências. Em Santa Cruz do Sul, o GETESC possui representatividade no Conselho Municipal de Saúde e na Comissão Municipal de Saúde Mental, além de participar da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES), da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde/RS. O grupo ainda tem participação nas Conferências de Saúde e Saúde Mental, onde os estudantes participaram como delegados representando a região e o Estado nas etapas estadual e nacional. Desde 2004, os estudantes ocupam uma vaga como representantes dos usuários e já integraram a Mesa Coordenadora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Santa Cruz do Sul, na função de secretário. Este espaço possibilita a contribuição dos estudantes nas discussões sobre o SUS, além da troca de conhecimentos. A participação do GETESC na Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES 13) ocorre desde 2009 sendo que a inserção nesta comissão possibilitou a participação dos estudantes na formulação, condução e desenvolvimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde em nível regional. A Comissão Municipal de Saúde Mental (CMSM) de Santa Cruz do Sul é uma comissão do Conselho Municipal de Saúde que tem como atribuição assessorar o mesmo nas questões referentes à saúde mental. A representação da UNISC se dá através do segmento 223Instituições Formadoras224, com representante docente e discente desde 2008, sendo outro espaço onde os estudantes podem contribuir nas discussões de forma participativa. Os estudantes também têm participado ativamente na organização de conferências municipais e regionais de saúde. A participação se refere a integrar as comissões organizadoras; mobilização de estudantes para participar das conferências nos municípios em que residem; discussão/elaboração de teses e proposições; participação, como delegados, nas instâncias estadual e nacional. A participação em Comissões, Conselhos e Conferências permite ao acadêmico participar na formulação de propostas e no controle da execução das políticas públicas de saúde. Além disso, possibilita uma maior aproximação dos estudantes com os profissionais e gestores do SUS, além de propiciar uma visão mais crítica e consciente sobre as políticas públicas de saúde. Desta forma, propicia além de uma formação mais sensível as necessidades de saúde do país, a formação de cidadãos conscientes do seu papel para o desenvolvimento do país.


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