APROXIMANDO ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA SAÚDE COLETIVA ATRAVÉS DE CURSOS DE EXTENSÃO

BRUNA ROCHA DE ARAUJO, CARINE GUTERRES CARDOSO, EMANUELI PALUDO, LEONARDO BERTOLIN FURSTENAU, TERESINHA EDUARDES KLAFKE

Resumo


Desde 2002, um coletivo estudantil composto por acadêmicos dos cursos da graduação em saúde, atua na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O grupo iniciou com estudantes que haviam participado do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) e desejavam compor um espaço de diálogo sobre a Saúde Coletiva e o SUS. Esse coletivo configurou-se como grupo de estudos e em 2011, tornou-se projeto de extensão, denominado: 223Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva (GETESC): protagonismo estudantil na formação em saúde224. 240Ao longo dos anos de atuação o grupo foi ampliando seus objetivos para além dos encontros de discussão sobre Saúde Coletiva e o SUS, passando a organizar espaços, eventos e cursos que possibilitassem o encontro entre acadêmicos, docentes e profissionais, buscando aproximação entre estes e, destes com os referidos campos a partir da compreensão de que a atual formação em saúde é deficitária nesse aspecto. Nesse contexto, o grupo vem organizando um Curso de Extensão em Saúde Coletiva, que iniciou em 2009, com a primeira edição do curso 223Introdução à Saúde Coletiva224, seguido em 2010 pela segunda edição do mesmo, devido à procura dos acadêmicos pela temática. Em 2011, o curso foi organizado de acordo com as necessidades regionais, abordando o tema 223Diversidade Cultural e Saúde Coletiva: discutindo temas atuais224. Esses cursos objetivaram disparar discussões abordando temas como: o histórico da saúde no Brasil; diferenças entre saúde pública e saúde coletiva; princípios e diretrizes do SUS; rede de saúde; epidemiologia e o trabalho em saúde; diversidade sexual; ética; trabalho em equipe; atenção integral ao usuário de drogas. Neste segundo semestre de 2012 está prevista a realização de uma nova edição do curso sendo que o tema escolhido para este ano será sobre as 223Redes de Atenção à Saúde224, passando por discussões que abordarão desde a temática geral do trabalho em redes e a constituições de redes específicas (Rede Cegonha, Rede Chimarrão e Rede de Atenção Psicossocial) até o matriciamento em saúde. O curso está organizado de forma a possibilitar o encontro multiprofissional entre os diferentes atores envolvidos (estudantes de graduação, profissionais da rede, docentes, gestores), pois, ao longo desses anos, pode-se perceber a importância de viver a multiprofissionalidade em que os diferentes pontos de vista colocados nas discussões possibilitam a compreensão do ser humano com vistas à atenção integral a saúde. Assim, os cursos de extensão vêm proporcionando uma integração entre as áreas da saúde e entre os atores envolvidos. Há sempre, ao fim de cada edição, um visível reconhecimento e maior comprometimento dos participantes com a proposta da Saúde Coletiva e, ainda, discussões e reflexões sobre a formação e o trabalho em saúde.


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