CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO DISCIPLINAS ESCOLARES PRÁTICAS: PERCEPÇÕES E EVIDÊNCIAS DE UMA REALIDADE ESCOLAR

ANDREAS KOHLER, SIMONE BEATRIZ RECKZIEGEL HENCKES, TANIA BENHARDT

Resumo


A Biologia (estudo da vida) é uma ciência que estuda todos os seres vivos, seus comportamentos, suas anatomias, morfologias, enfim, todo um ecossistema. No contexto escolar, a disciplina Ciências se estende de 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental e de 1° ao 3° ano do Ensino Médio como Biologia e possui caráter investigativo, relacional e prático. O objetivo da pesquisa foi verificar como as aulas de Ciências e Biologia são desenvolvidas em duas escolas Públicas, investigar os assuntos mais atraentes para os alunos e suas opiniões sobre aulas práticas. A pesquisa foi realizada no ano de 2012, em duas Escolas Estaduais da cidade de Venâncio Aires, RS. O público do estudo foram professores de Biologia/Ciências e estudantes do 3° Ano Ensino Médio, atingindo 105 alunos e quatro professores de Ciências/Biologia. A pesquisa foi de natureza qualitativa com enfoque exploratório, envolvendo um questionário com perguntas relacionadas a Ciências e Biologia. A pesquisa foi realizada em duas escolas, entretanto englobou alunos que vieram de 17 escolas diferentes, isto é, alunos que estudaram em Escolas que ofertavam somente o Ensino Fundamental. Como resultados, quanto ao gostar da disciplina de Ciências e Biologia, 84% informaram que gostam do contexto/disciplina, 7% não teve preferência, e outros não opinavam. Os conteúdos mais interessantes para os alunos das duas escolas foi Corpo Humano com 38%, Ecologia com 22%, Zoologia com 19%, Genética com 9% e os demais conteúdos com 12%. Quando questionados sobre a vivência de aulas práticas, na disciplina de Biologia 88% dos alunos relatam ter aulas somente tradicionais, sem nenhum envolvimento com laboratório, 5% afirmam que há aulas práticas e 7% que as aulas são na totalidade um pouco de cada. Mas ao se tratar de Ciências, no Ensino Fundamental, houve uma grande diferença, pois as aulas práticas acontecem com mais frequência, 78% se lembram das aulas práticas bem como atividades lúdicas desenvolvidas, como por exemplo: vulcão, plantio de sementes, filmes, documentários, trilhas ecológicas, entre outras. Os demais, 22% não se lembravam de aulas práticas. Os professores entrevistados relatam que as aulas práticas são importantes e necessárias, mas o tempo e espaço físico se torna o empecilho principal para a efetivação delas. As aulas tradicionais são importantes e necessárias, mas quando trabalhadas de forma isolada, apenas com o objetivo de transmitir o conteúdo não definem um ensino de Ciências e Biologia, cujas diretrizes demandam um enfoque direcionado à construção de saberes cognitivos, procedimentais e atitudinais. Há falhas evidentes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, porém cabe ao professor refletir sobre o que e como ensinar, adotando estratégias significativas para a construção de um conhecimento que possibilite ao aluno posicionar-se criticamente frente às questões sócio-ambientais que se apresentam.


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