AULAS PRÁTICAS EM AMBIENTE DE LABORATÓRIO: RELATOS SOBRE A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS SOBRE CITOLOGIA, NO ENSINO MÉDIO.

ALINE GERHARDT, TANIA BERNHARD, SIMONE BEATRIZ RECKZIEGEL HENCKES

Resumo


As principais metas das atividades experimentais são: estimular a curiosidade científica de alunos, envolvendo-os em investigações científicas, proporcionar o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas, a compreensão de conceitos básicos e o desenvolvimento de habilidades que permitam que os alunos tenham contato direto com fenômenos, a manipulação de materiais e equipamentos e a observação dos organismos, porém, deve-se propiciar condições para que essas atividades experimentais tenham como resultado uma aprendizagem significativa. Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de proporcionar aos alunos de Ensino Médio a vivência de atividades experimentais, com o tema base citologia. Através do Estágio Supervisionado em Biologia II, foi proporcionado aos alunos do Ensino Médio aulas práticas de citologia (células), nas dependências dos laboratórios de ensino de Biologia, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Foram atendidos 163 alunos, distribuídos nos três anos do Ensino Médio dos municípios de Santa Cruz do Sul e região, onde ocorreu nos turnos manhã e tarde. A duração das atividades durou um período de quatro horas, foram repassados slides explicativos e após práticas nos microscópios. Com o uso de pré-testes e pós-testes, foram analisadas e comparadas a concepções dos alunos sobre o tema em estudo bem como a frequência de vivência das rotinas de laboratório. Quanto a este último aspecto, 58% dos alunos já utilizaram o microscópio em algum momento de suas vidas escolares, os demais 42%, afirmaram ser a primeira vez. Ao analisar sobre o que os alunos sabiam sobre o conteúdo "sangue", 59% responderam citando alguns conceitos, definições, os demais, 41%, não recordavam de nenhum aspecto, seja conceitual ou curiosidades. Cabe recordar que este conteúdo já havia sido trabalhado pela professora de Biologia. No final das atividades de estágio, cerca de 90% dos alunos responderam algumas curiosidades e conceitos da citologia, conseguindo associar com o que lhes foi explicado. As aulas práticas no ambiente de laboratório podem despertar curiosidade e, consequentemente, o interesse do aluno, visto que a estrutura do mesmo pode facilitar, dentre outros fatores, a observação de fenômenos estudados em aulas teóricas. Para muitos dos alunos que participaram deste estágio, foi uma grande oportunidade que proporcionou, além de conhecer a Universidade, adquirir ou aprimorar habilidades para o correto manuseio do microscópio e reforçarar conteúdos da citologia.


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