PIBID BIOLOGIA: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA A APRENDIZAGEM DO EDUCANDO

ALICE FREITAS HABEKOST, JESSICA BARROS DOS SANTOS, TANIA BERNHARD

Resumo


O modelo tradicional de ensino ainda é um dos mais trabalhado pelos educadores de escolas de Ensino Fundamental e Médio. Observa-se que o ensino de Biologia e Ciências permanecem ainda, na maioria dos casos, restrito às aulas expositivas com a mínima participação dos alunos, sendo monótono, sem nenhum tipo de interação entre aluno e professor. O aluno deve ser instigado a gostar de aprender, deve ser motivado a conhecer o novo e a se interessar pelo que está sendo aprendido. O construtivismo é o método que busca instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. Assim deve trabalhar o professor, visando a que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. As aulas práticas devem funcionar como um contraponto das aulas teóricas, pois a vivência de certa experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado, descartando-se a ideia de que as atividades experimentais devem servir somente para a ilustração da teoria. Com base nisso, o objetivo do presente trabalho foi analisar se a realização de atividades práticas auxilia no processo de ensino-aprendizagem, tornando assim as aulas de Ciências/Biologia mais atrativas e com isso facilitando o entendimento do aluno perante o conteúdo proposto. A partir das atividades desenvolvidas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência junto à Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, realizou-se atividades práticas referentes ao conteúdo abordado pelo professor titular em sala de aula. No primeiro momento aplicou-se um questionário aos alunos visando verificar os conhecimentos obtidos através das aulas teóricas ministradas na escola sobre o conteúdo, após efetivou-se as atividades propostas e com o término das atividades, os alunos tornaram a responder o questionário, para verificar se houve ou não melhoria na aprendizagem do educando. Analisaram-se os questionários aplicados após a realização das atividades práticas em relação aos questionários aplicados anteriormente com o intuito de verificar os conhecimentos dos alunos, com base nessa análise qualitativa pode-se verificar uma significativa evolução nas respostas encontradas no segundo questionário. De acordo com os resultados obtidos conclui-se que atividades práticas no ensino das ciências são de suma importância, pois promovem motivação nos alunos e facilitam a construção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.