ENVERGADURA VERSUS NÚMERO DE BRAÇADAS NO NADO CRAWL: TESTE EM ACADÊMICOS DA DISCIPLINA DE NATAÇÃO FUNDAMENTOS

FRANCISCO MACDOWER SILVA PIRES, LUIS FERNANDO SILVEIRA DOS SANTOS, SABRINA PERETTO, MARTHA HELENA SEGATTO PEREIRA, URSULA MULLER, CASSIO PINHEIRO, FRANCINE BEATRIZ DA SILVA

Resumo


Introdução: É muito importante que o professor de Natação para crianças ou iniciantes adote uma metodologia de ensino que respeite as limitações e os medos dos alunos. Essa afirmativa também é válida para os acadêmicos do curso de Educação Física, pois, além de os movimentos característicos do esporte já serem uma novidade, há ainda o fator agravante de ser a Natação um esporte realizado no meio líquido, em que as leis físicas são totalmente diferentes do que estamos acostumados no nosso dia a dia fora d'água, fatores que podem desestimulá-los para a participação da prática dessa disciplina. Sendo assim, buscamos estabelecer uma motivação individual aos acadêmicos na disciplina de Natação Fundamentos da Universidade de Santa Cruz do Sul e para isso, buscamos motivá-los através da iniciação aos estudos de iniciação científica. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo comparar o desempenho entre acadêmicos de ambos os sexos, no segundo semestre de 2013. Metodologia: Participaram desta primeira avaliação 20 sujeitos, sendo 18 do sexo masculino e 2 do sexo feminino. Foram realizadas as filmagens do número de braçadas que os sujeitos realizaram nos 25 metros do nado crawl com saída de dentro da piscina, podendo o mesmo tomar impulso com os pés na borda e também foram realizadas as medições da envergadura dos acadêmicos, com fita métrica. O observador 1 do lado de fora da piscina realizou a contagem do número de braçadas enquanto outro observador 2 realizou a filmagem, para posterior conferência. Cada acadêmico teve a oportunidade de realizar a travessia de acordo com o seu ritmo próprio. Os cálculos dos resultados foram realizados a partir da divisão entre a extensão dos 25m de piscina percorrida pelo tamanho da envergadura, chegamos ao número ideal de braças para ser percorrido nessa distância, de 25 metros. A técnica correta do gesto do nado será desenvolvida durante o semestre e no final, serão refeitos os testes avaliativos a fim de conferir as melhorias alcançadas, em número de braçadas e também melhorias na velocidade e na resistência. Resultados parciais: Observou-se com este estudo que a média de envergadura dos 18 sujeitos do sexo masculino foi de 1.79 m, a média do número de braçadas foi de 29,11 sendo que a média ideal seria de 13,87 braçadas em 25 metros percorridos durante o nado crawl. Os sujeitos do sexo feminino obtiveram uma média de envergadura de 1.68m conquistando uma média de 35,5 braçadas para a travessia, sendo que o ideal seria de 14,85 braçadas. Considerações Finais: Teremos o interesse de que os acadêmicos melhorem seu desempenho durante este semestre, em termos de diminuição do número de braçadas para realizar a travessia dos 25 metros no nado crawl. Através dessa melhoria na performance no gesto do nado, esperamos que também haja um aumento na motivação pela prática assim como aumento no interesse pela continuação de estudos na referida área da natação. Ainda pretendemos incluir nesse estudo os 13 acadêmicos que não realizaram a avaliação para que os mesmos também tenham um aumento nesses interesses.


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