PROJETO AÇÕES INTERDISCIPLINARES DE CUIDADOS EM SAÚDE E A INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO EM SAÚDE
Resumo
O projeto de extensão "Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde", realizado no bairro Santo Antonio, em Lajeado - RS (PI), vinculado ao Centro Universitário UNIVATES, dispõe de um olhar ampliado sobre a saúde da comunidade atendida e procura fazer um trabalho conjunto entre docentes, acadêmicos, profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde do referido bairro e os usuários da rede. O PI teve seu início em 2009, com o intuito de não somente atender à regulamentação do Ministério da Educação (MEC), referente à modificação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação na área da Saúde, que visam à interdisciplinaridade, mas também se propõe a ir ao encontro dos ideais do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas à atenção integral à saúde do sujeito. Visa à integração ensino-serviço-comunidade, possibilitando o aprimoramento de experiências vivenciadas, através da prática multiprofissional e interdisciplinar nos cuidados em saúde. As equipes multiprofissionais que atuam no projeto são formadas por alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Nutrição e Psicologia, entre os quais há troca de experiências e saberes. Cada equipe é formada por três ou quatro alunos de diferentes áreas do saber, mediante supervisão de um professor tutor. As ações de cuidados em saúde, desenvolvidas através de visitas domiciliares semanais às famílias atendidas, buscam aprimorar os conhecimentos teóricos com as vivências práticas das ações realizadas, bem como, aproximar comunidade acadêmica e comunidade local. Uma das atividades desenvolvidas no projeto são as tutorias, que promovem discussões entre professores e voluntários, oportunizando o esclarecimento de dúvidas, questionamentos e reflexões acerca das práticas realizadas, possibilitando a criação de novas estratégias de cuidados em saúde para as famílias atendidas. Como resultados do projeto, observa-se que os alunos voluntários que participam do PI denotam maior habilidade para as intervenções em equipe e para a compreensão ampliada das situações-problema vivenciadas pelas pessoas, além de desenvolverem uma visão interdisciplinar na análise dos processos saúde-doença. Da mesma forma, as famílias atendidas também demonstram melhora nas relações entre si e com as equipes, as pessoas atendidas desenvolvem maior autonomia no cotidiano e mostram capacidade de construir vínculos afetivos que favorecem a melhora das suas condições de saúde como um todo. Outro resultado significativo é observado nas interações entre equipes do PI e a equipe da ESF, por meio das trocas de experiências e aprendizagens que ocorrem no acompanhamento das pessoas atendidas pelos estudantes e profissionais. Desde seu início, em 2009, o Projeto já contou com a participação de mais de 200 alunos voluntários, 15 professores tutores, realizou 52 oficinas de capacitações aos ACS do bairro, integrou a rede de serviços do município de Lajeado em várias ações e prestou em torno de 2.000 atendimentos diretos à população. Trabalhar segundo as diretrizes do SUS ainda constitui grande desafio para profissionais e para formadores em saúde. Assim, as instituições de ensino necessitam criar situações para que acadêmicos desenvolvam habilidades e competências para fazer o reconhecimento, a análise e a intervenção em saúde, respondendo de forma adequada às necessidades de saúde da população em suas diversas dimensões.
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