SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA DOS CURSOS DA SAÚDE: A CONSTRUÇÃO NO COLETIVO SOB O OLHAR DOS ESTUDANTES

BRUNA ROCHA DE ARAUJO, CAROLINE DA ROSA COUTO, JESSICA NATALIA CANELLO, TERESINHA EDUARDES KLAFKE, TERESINHA EDUARDES KLAFKE, CARINE GUTERRES CARDOSO, KARINI DA ROSA

Resumo


Este trabalho objetiva descrever e analisar a construção e a organização das Semanas Acadêmicas Integradas dos Cursos da Saúde na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), a partir do olhar dos estudantes. Em 2005, organiza-se a primeira Aula Inaugural dos Cursos da Saúde, com o objetivo de proporcionar um momento de encontro aos estudantes e professores dos cursos de saúde da UNISC. Estudantes e professores integrantes de projetos de pesquisa, extensão e dos cursos de graduação em saúde, na medida em que se aproximam do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Saúde Coletiva, e se articulam no Fórum da Saúde da UNISC, passam a perceber a necessidade de um espaço coletivo que proporcionasse maiores possibilidades ao diálogo e à construção conjunta de saberes e práticas. Nesse contexto, é criada em 2008 a primeira edição da Semana Acadêmica Integrada dos Cursos da Saúde, cujos processos de construção e execução são marcados, desde então, pelo protagonismo estudantil, principalmente dos integrantes do Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva (GETESC). Em 2009, na perspectiva de criação de um espaço ainda mais propício à multiprofissionalidade e à interdisciplinaridade, insere-se ao evento a Roda de Integração Ensino-Serviço, espaço que articula estudantes, docentes e profissionais da rede. Atualmente, o evento é constituído por estes três momentos e tem como diretrizes a multiprofissionalidade, a interdisciplinaridade, a participação e a aproximação com a realidade de trabalho e gestão no SUS. Trata-se de um momento de encontro entre estudantes e docentes de diferentes cursos, trabalhadores e gestores do SUS. A organização deste evento é realizada no espaço do Fórum de Saúde da UNISC em que se compõem comissões de trabalho que são coordenadas por estudantes e docentes (objetivando à horizontalização das relações). Os estudantes possuem um papel fundamental na organização do evento, porém, ainda se percebe que há dificuldades de que estes participem de todo o processo de construção coletiva, ou seja, desde a concepção, organização da infraestrutura, programação, divulgação e avaliação; bem como de se apropriarem destes espaços com protagonismo, seja pelas demandas da vida acadêmica, assim como pela realidade de grande parte dos estudantes que hoje estão inseridos no mercado de trabalho, o que limita o tempo para envolvimento fora do espaço da sala de aula. Além disso, reconhece-se que o modo como a formação acadêmica é pensada e instituída - a partir da verticalidade e separação entre professores e estudantes, gestão e execução, torna, muitas vezes, difícil para os estudantes ultrapassarem as barreiras estabelecidas. É fundamental que os estudantes possam se apropriar dos espaços de gestão durante a formação, de modo que possam expressar suas demandas formativas. Participar ativamente de um processo coletivo diz respeito exatamente aos rumos de formação profissional, possibilita a criação de relações horizontais entre todos os atores que engendram processos de aprendizagem, cogestão, compartilhamento e discussão em rede, dizendo da forma como se pensa e se produz a atenção integral à saúde e o cuidado, sob a perspectiva de todos os envolvidos incluindo, também, os usuários. Aliás, este é um caminho que a Semana Acadêmica Integrada ainda precisa fazer - aproximar-se da comunidade em geral.


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