BRINQUEDOTECA NO AMBIENTE HOSPITALAR

NATALIA MARQUES HERENCIO, LENI DIAS WEIGELT

Resumo


A Brinquedoteca Hospitalar é um espaço organizado para estimular a criança a brincar e a ler, através do acesso a uma variedade de brinquedos e livros, dentro de um ambiente especialmente lúdico. Um lugar onde tudo convida a sentir, explorar, experimentar, apreender e se divertir. As crianças ao serem hospitalizadas apresentam várias consequências do medo que sentem, ao serem retiradas do seu cotidiano e apresentadas a um ambiente desconhecido e por vez traumatizante. Elas, mesmo com uma doença, continuam sendo crianças e, para garantir sua estabilidade emocional e intelectual, o brinquedo terapêutico e a atividade lúdica são fundamentais para amenizar o processo de hospitalização. Estes movimentos nos hospitais brasileiros estão se tornando uma realidade excelente para a criança e a família que se tranquilizam nesses ambientes. A Lei Nº 11.104, de março de 2005, tornou obrigatória e necessária as instalações de brinquedoteca em todos os hospitais. Esta lei foi gerada a partir de vários movimentos de humanização, significando que a inclusão do brinquedo nesse ambiente tem sido bem concebida, como parte da assistência e da terapia das crianças e dos adolescentes internados (SANTIAGO, 2007). O objetivo deste trabalho é descrever as atividades desenvolvidas nas brinquedotecas, no sentido de preservar a saúde emocional da criança, favorecendo alegria e distração por meio de oportunidades para brincar, ler, jogar e descobrir novas amizades; favorecer o desenvolvimento psicomotor, sociocognitivo, sociocultural e afetivo; propiciar condições para que a família e os amigos, que visitam a criança, se encontrem com ela em um ambiente apropriado; ajudar na recuperação da criança. As atividades são realizadas nas Unidades Pediátricas dos Hospitais Santa Cruz de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires-RS, onde são favorecidas todas as crianças hospitalizadas na faixa etária de zero a doze anos. As ações são desenvolvidas por oito acadêmicas bolsistas dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação Física da Unisc através do ''Projeto de Atenção a Criança e ao Adolescente''. As ações são realizadas na brinquedoteca ou no leito, quando a criança possui alguma restrição; os meios utilizados são: jogos educativos ou recreativos, peças de encaixe com vários níveis de complexidade, brinquedos variados, materiais para desenhar e pintar, massa para modelar, livros para leitura e que possibilitam atividades educativas, hora do conto com fantoches. Eventos comemorativos (Dia das Mães, Dia dos Pais, Semana da criança, e outros) são organizados e as crianças participam ativamente. Observa-se que o brincar, e a leitura, favorecem o desenvolvimento infantil durante o período de hospitalização, como uma forma da criança expressar seus sentimentos, minimizando o seu sofrimento. As atividades desenvolvidas pelos alunos dos cursos de graduação favorecem a percepção sobre a importância de uma ação multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar no ambiente hospitalar, ampliando conceitos e práticas de promoção de saúde no contexto da hospitalização infantil. Pode-se observar que todas as crianças que participam ativamente da brinquedoteca, passam a lidar melhor com a hospitalização, pois tornam-se mais calmas, verbalizando seu contentamento e desejo de continuar brincando.


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