VER-SUS: UM RELATO SOBRE A PERCEPÇÃO DE UMA VIVÊNCIA-ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DE MEDICINA

BRUNA FERNANDES PEREIRA, GABRIELA HOCHSCHEIDT MAHL, ROSANA JARDIM CANDELORO

Resumo


Introdução: Este trabalho discute a formação em Medicina a partir de uma atividade de estágio interdisciplinar, o projeto Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), realizado por acadêmicos de diversos cursos (Administração, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Serviço Social), principalmente em formação relacionada à área da saúde. A proposta do projeto é do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Colaborativa de Governo/UFRGS, com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). O projeto proporciona estágios de vivência no Sistema Único de Saúde (SUS), para que estudantes universitários tenham a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS e assim se qualifiquem para atuarem no sistema de saúde, como profissionais comprometidos ética e politicamente com as necessidades de saúde da população. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi estudar a percepção de estudantes de Medicina, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), ingressos no quarto semestre do curso, em relação à contribuição do VER-SUS para a sua formação profissional. Metodologia: Este estudo consiste em um relato de experiência sobre a visão de duas acadêmicas de Medicina da UNISC em relação à vivência no VER-SUS de Inverno/2013 em Santa Cruz do Sul-RS, durante um período de treze dias (14/07/2013 a 26/07/2013). Principais Resultados: O VER-SUS mostrou que durante a formação acadêmica os estudantes não têm a oportunidade de vivenciar a realidade de alguns setores que compõem a rede de serviços disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda assim, há falta de convivência e troca de saberes com acadêmicos de diferentes cursos, mesmo com uma grade curricular focada no senso de responsabilidade quanto à saúde coletiva, incentivando atitudes transformadoras do meio social. Conclusão: Durante o VER-SUS conheceram-se setores que integram o SUS, os quais não são conhecidos ao longo do ensino regular, mas que são necessários para a correta orientação fornecida aos usuários sobre o itinerário terapêutico a ser percorrido na assistência em saúde. Cabe acrescentar que o VER-SUS, também oferece a possibilidade de estabelecer uma perspectiva interdisciplinar e intersetorial, visto que ele disponibiliza o convívio com docentes de variados cursos, com opiniões e conhecimentos distintos, geralmente, próprios de suas formações. Tudo isso, contribui para a formação de um profissional diferenciado e mais preparado para o trabalho em equipe, imprescindível para que o SUS seja mais resolutivo, beneficiando seus usuários.


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