TÉCNICA CULINÁRIA COM IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL PARA A PRÁTICA EDUCATIVA E PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

KATLEN GABRIELE SCHMIDT, MARILEUSA DOS SANTOS LIMA, MICHELE SANTANA KUDRNA, FRANCISCA MARIA ASSMANN WICHMANN

Resumo


A cozinha pode ser um lugar onde não apenas se cozinhe, mas onde são transmitidos valores, fortalecendo raízes e reforçando as relações afetivas, ao mesmo tempo é um recurso didático, que pode ser utilizado nas praticas educativas para que os usuários se reúnam, conversem sobre o cotidiano de seus hábitos alimentares, suas preparações culinárias e discutam planos futuros para melhorar seus hábitos alimentares. Objetivo: Apresentar a experimentação de método educativo para promoção da alimentação saudável, tendo a culinária como seu eixo estruturante, com idosos hipertensos e diabéticos, para aprenderem a preparar comidas nutritivas e saudáveis com diversos alimentos. Métodos: Os referenciais teóricos adotados foram: preceitos da promoção da saúde, concepção crítica de educação em saúde, direito humano à alimentação adequada e segurança alimentar e nutricional e reflexões sobre cultura alimentar no contexto da contemporaneidade. As etapas de desenvolvimento do projeto contemplaram: identificação dos usuários (práticas culturais, patologias e estilo de vida) estruturação e experimentação, no Laboratório de Técnica dietética na Universidade de Santa Cruz do Sul com o modelo de ação educativa; análise dos materiais coletados e confecção de materiais educativos. Resultados. O modelo proposto e experimentado consistiu em oficina educativa estruturada em: vivência culinária; debate entre os participantes; encontro para conversas do grupo de idosos, temperando conceitos para uma vida melhor, no qual foram aprofundados os temas surgidos no debate; e encontro de avaliação de todo o projeto. Foram realizadas oficinas educativas com um grupo de idosos hipertensos e diabéticos, que avaliaram o modelo proposto como sendo capaz de incentivar para mudanças em relação à prática profissional e pessoal, em relação a sua alimentação. Este modelo oportunizou aos participantes o contato com antigas e novas receitas, favorecendo a utilização dos alimentos nas suas inúmeras possibilidades, estimulando a criatividade e a felicidade de partilhar e aprovar as preparações criadas. Conclusão. O modelo experimentado configura-se em inovação metodológica no campo das práticas educativas para promoção da alimentação saudável e mostrou-se factível de ser aplicado. Como forma de continuidade do estudo, está em curso uma cartilha contendo receitas tradicionais dos usuários, tendo como propósito à formação de multiplicadores para a promoção da alimentação saudável, utilizando o modelo aqui apresentado como uma de suas estratégias educativas.


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