ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO DE RECURSOS DA ELETRO, TERMO E FOTOTERAPIA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNISC.

TIELES HARTHMANN DA SILVA, LUCIANA CEZIMBRA WEIS, LUCIANA CEZIMBRA WEIS

Resumo


Introdução: O estudo dos recursos terapêuticos advindos da eletrotermofototerapia, como forma de tratamento disponíveis para tais fins e os efeitos adversos resultantes da aplicação desses recursos, que descreve a compreensão do emprego da eletricidade, como meio terapêutico, nas aulas em laboratório, tem auxiliado os acadêmicos do Curso de Fisioterapia a desenvolver competências e habilidades que configuram o perfil do fisioterapeuta a partir da prática profissional, alicerçada a seus conhecimentos, a desenvolver a capacidade verbal e a não verbal necessária entre colegas, para após chegar frente ao paciente sentindo-se mais preparado. Objetivo: O objetivo deste estudo teve por finalidade quantificar os acadêmicos participantes quanto ao gênero, interesse e/ou frequência nas monitorias das disciplinas Eletro, termo e foterapia I, Eletro, termo e foterapia II, vivenciadas entre os períodos do 1ºsem/2012, 2ºsem/2012 e 1ºsem/2013. Resultados: A disciplina de Eletro, termo e foterapia I que contempla recursos de baixa frequência e métodos diagnósticos em eletroterapia, ministrada no período do 1ºsem/2012, teve como atividades práticas de estudo entre duplas de acadêmicos em suas vivências com a monitora de laboratório uma distribuição de correntes diadinâmicas com percentual de 29%, estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) de 26%, corrente farádica e galvânica 19 %, estimulação elétrica funcional (FES) de 5%, e predominaram em relação ao gênero 18 do sexo feminino e 11 do sexo masculino, totalizando 29 acadêmicos e uma quantidade de monitoria de 33, já no período do 1ºsem/2013 a mesma disciplina, teve como práticas o uso do TENS e FES em 28,5%, microcorrente 25%, correntes farádica e galvânica 9% e prevaleceu em relação ao gênero 39 acadêmicas do sexo feminino e do sexo masculino 9. A quantidade total de acadêmicos foi de 48 e quantidade de monitoria 72, demonstrando novas perspectivas e interesses em práticas para ampliação de conhecimentos ao longo deste período. Já a disciplina de Eletro, termo e foterapia II, que ocorreu no período do 1ºsem/2012 e que contempla recursos de média e alta frequência, termoterapia e fototerapia, viu-se que os recursos mais utilizados foram o ultra som, com percentual de 48%, ondas curtas e corrente Interferencial em 16%, corrente russa em 12%, infravermelho e ultravioleta em 4%, tendo como prevalência em relação ao gênero 3 do sexo feminino e 4 do sexo masculino, num total de 7 acadêmicos e 12 monitorias. No período do 2ºsem/2012, os recursos mais empregados nestas práticas foram a corrente russa em 18%, ondas curtas, ultra som e microondas em 20%, infra vermelho, laser, forno de Bier e ultravioleta em 8%, tendo como gêneros o 35 acadêmicas do sexo feminino e do sexo masculino 11. A quantidade total de acadêmicos foi de 46 e quantidade de monitorias 94 . Conclusão: Finalizamos com a ideia de que quanto maior número de monitorias que os acadêmicos possam desenvolver no período decorrente as disciplinas de Eletro, termo e foterapia I e Eletro, termo e foterapia II, a fim de proporcionar um conhecimento do campo mais especifico, ajuda o acadêmico a desenvolver importantes formas de habilidades e competências que facilitam para sua profissão o olhar em relação a ética, o aprimoramento individual, relacionamento fisioterapeuta e paciente, interação teórico-pratica e desenvolver o relacionamento interpessoal, que são fatores importantes para o profissional da área de saúde.


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