ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DO AUTOPOSTO DSP LTDA.

CRISTINA LUISA EICK, CRISTINA LUISA EICK, OSVALDO DANIEL DOS SANTOS PINHEIRO

Resumo


Segundo Samara e Morsch (2005), entender o comportamento do consumidor não é uma tarefa fácil, pela complexidade que envolve, pois, estuda como os indivíduos, grupos e empresas selecionam, compram, usam e descartam produtos e/ou serviços. São ideias ou experiências dos consumidores, em que as empresas podem atender suas necessidades e desejos. As necessidades e desejos de cada pessoa são mutantes, podendo o que satisfaz em um determinado momento não satisfazer no próximo. Ressaltam Samara e Morsch (2005) que o consumidor é como um iceberg, por movimentar-se no mercado e todos poderem visualizá-lo - ilustrativo à ponta de um iceberg - mas suas reais atitudes e motivações permanecem ocultas, porque o consumidor está apenas analisando a situação e, assim, pode-se entender o que leva o individuo a agir de determinada forma. As motivações para a compra podem ser diversas, entre elas: crenças, atitudes, religião, preconceitos, valores. Estas situações estimulam o comportamento humano e as reações variam conforme a pessoa. O objetivo geral deste trabalho foi analisar o comportamento do consumidor da empresa de combustíveis Autoposto DSP Ltda., do município de Venâncio Aires, e como objetivos específicos identificar as influências socioculturais, influências psicológicas, fatores situacionais e fatores pessoais. Foi realizada uma pesquisa descritiva, que teve como instrumento um questionário, aplicado a 38 consumidores que se encontravam cadastrados no sistema de dados do Autoposto DSP Ltda. Observou-se que o Autoposto DSP Ltda. é uma empresa que está consolidada no mercado de combustíveis em Venâncio Aires, possui um grande número de clientes que frequentam o posto pela qualidade dos produtos, serviços oferecidos e pelo bom atendimento que recebem dos colaboradores. Após a análise da pesquisa, nota-se que o perfil do consumidor do Autoposto DSP Ltda. é ser agricultor, casado, do gênero masculino, com idade de 30 a 50 anos, ter o ensino fundamental incompleto, filhos, a renda mensal de 1 a 3 salários, religião católica; o esporte praticado é futebol e o lazer é assistir à televisão. Direcionado às influências socioculturais, nota-se que leem o jornal Folha do Mate e escutam notícias de rádio. As rádios mais ouvidas são a Terra 105.1 FM e a Amiga FM 90.5. Não frequentam o cinema de Venâncio Aires, mas participam da Fenachim, possuem computador em casa com acesso à internet, e os momentos de entretenimento familiar são em finais de semana. Relacionado às influências psicológicas, observa-se que no momento de efetuar a compra de um veículo, realizam a mesma através de experimentação do produto; a decisão do modelo do veículo se da pelo próprio comprador e na decisão de compra as condições de pagamento se destacam. Nos fatores situacionais, a frequência de abastecimento se dá semanalmente e a quantidade de litros gastos pelos clientes é acima de 50.Como sugestão para o Autoposto DSP Ltda. diz-se que estes dados poderão ser utilizados como ferramentas de marketing, no que diz respeito a promoções, propaganda e a um atendimento diferenciado.


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