ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA: FORMANDO O CIDADÃO DO AMANHÃ A PARTIR DAS OFICINAS DO PIBID DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA.

FABIELE MONTE BLANCO DINIZ, FRANCIELE RIBEIRO RODRIGUES, MARIA LIEGE BARBOSA DE OLIVEIRA, ERNESTO LUIS ALVES

Resumo


Este resumo tem como objetivo relatar as atividades da Oficina do Subprojeto de História e Geografia, realizada através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UNISC), na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, no mês de maio de 2013, que teve como principal intenção inserir os Direitos e Deveres, a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ao pensar na realização desta oficina, tivemos a preocupação na abordagem do tema, pois queríamos que fosse de maneira suscinta e lúdica. Como falar de Direitos e Deveres, saindo da linguagem extremamente técnica e jurista do "ECA"? Então, desenvolvemos estratégias para mobilizar os alunos através de recursos visuais e utilizamos história em quadrinhos (gibi) como aliados na aprendizagem. Analisar os Direitos e Deveres além da visão técnica e racional, pois todos nós sabemos que DIREITO são um conjunto de normas (Leis) jurídicas vigentes num país para defender os direitos dos cidadãos, nesse caso, a criança; mas queríamos um olhar mais agregador de valores no âmbito social, mostrando aos alunos que para ser cidadão consciente e ter seus direitos garantidos devemos ter a consciência do nosso papel na sociedade e dos deveres que temos como pessoa. Ser cidadão é ser íntegro, honrado, leal, sincero e para isso temos que cumprir com nossos deveres (obrigação moral). Foi a partir desse pensamento mais amplo e complexo em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente que apresentamos um vídeo que ilustrava de forma simples os principais direitos e deveres. Depois, através de slides, trabalhamos a "Declaração dos Direitos das Crianças" feitos pela UNESCO e que foi usado como "embrião" para o nosso Estatuto da Criança e do Adolescente. Assim, dialogamos com os alunos sobre o que foi entendido do conteúdo até então proposto, de maneira a avaliar se as nossas expectativas em relação ao assunto estavam sendo bem compreendidas. Ao perceber a compreensão dos alunos ao Estatuto da Criança e do Adolescente e fazendo co-relação ao cotidiano dos mesmos, continuamos o trabalho. Assim, distribuímos para cada aluno exemplares da revista em quadrinhos (gibi) da "Turma da Mônica e o Estatuto da Criança e do Adolescente"; utilizamos a leitura de cada artigo para entender, além de aproximar cada artigo com a realidade dos alunos. O mais impressionante nessa oficina foi à aceitação do tema e a maneira como os alunos o contextualizaram com o que acontece no dia a dia em sua comunidade, assim identificando quando o Estatuto da Criança e do Adolescente é respeitado e quando ele não é. Através de enigmas, caça-palavras, além de material complementar sobre direitos e deveres, juntamente com a criação de "tirinhas" de uma história em quadrinho que cada aluno fez para ilustrar o ECA foram as maneiras que encontramos para avaliar se a oficina alcançou o resultado desejado. Assim, podemos concluir que os resultados foram além das nossas expectativas, mostrando aos bolsistas que o "saber" pode ser despertado a qualquer momento, é só saber usar os recursos certos de maneira adequada à idade do aluno que o tema mais técnico e jurista como o ECA vira um deleite em sala de aula. A intenção de tratar a questão dos Direitos e Deveres não surgiu com a pretensão de mudar a comunidade, mas de fazer a diferença para aquelas crianças, para que o espaço em que vivemos seja não igual, mas justo para mim, para você e para nós.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.