LEITURA RETORNÁVEL

RAFAEL FREDERICO HENN, MICHELE FABRICIA SEHNEM

Resumo


O Marketing 3.0 traz uma nova visão de marketing, agora centrado no ser humano e com a abordagem das empresas direcionada à responsabilidade corporativa. Kotler (2010) trouxe à discussão o conceito de Marketing 3.0. Na era voltada para os valores, o marketing 3.0 oferece soluções para problemas da sociedade, pois é isso que o ser humano tende a valorizar nas empresas. E entre estes problemas da sociedade, o mais discutido atual e globalmente é a sustentabilidade ambiental. Em Vera Cruz, município que se localiza no centro do Rio Grande do Sul, uma proposta neste sentido foi construída através deste trabalho. A ideia de uma campanha para coletar embalagens de jornal, fez existir a campanha Leitura Retornável, implantada e testada por este trabalho de pesquisa, com a intenção de coletar embalagens para reutilização na distribuição do Jornal Arauto. Tendo em vista este contexto, foi objetivo geral deste trabalho implantar uma iniciativa de sustentabilidade no processo de embalagem do Jornal Arauto, com base na logística reversa. O estudo iniciou com um levantamento bibliográfico para construir a fundamentação teórica, trazendo conceitos de marketing e referências sobre novas tendências do marketing voltado à sustentabilidade e sobre logística reversa. Através de um levantamento piloto, de entrevistas e de uma análise do primeiro período da campanha, este trabalho apresenta os resultados da Leitura Retornável e as sugestões para aperfeiçoá-la em sua continuidade ou em demais edições. Sugerida, implantada e testada através deste estudo, a campanha engajou escolas municipais de educação infantil que coletaram as embalagens, motivadas a ganharem coleções de livros infantis pela participação. O principal objetivo deste trabalho foi cumprido com êxito, já que pela primeira vez em seus mais de 26 anos de existência, o principal veículo de comunicação de Vera Cruz lançou uma campanha de sustentabilidade voltada à educação ambiental e à reutilização de suas embalagens. Nos primeiros 15 dias de campanha, através do levantamento-piloto, foi constatado que a arrecadação de saquinhos já supria quase o total da quantidade de embalagens necessárias para a distribuição de uma edição do Jornal Arauto. E o envolvimento da comunidade atendeu as expectativas nas primeiras semanas de coleta das embalagens. A campanha Leitura Retornável faz jus ao nome trocando leitura, a de jornal, por mais leitura, a literária, proporcionando uma nova experiência de marketing em um pequeno município com vontade de progredir.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.