AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COM APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE AUDITORIA ASSISTIDAS POR COMPUTADOR: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ALPHA

MARISTELA MERCEDES BAUER, GRAZIELA MOLLING

Resumo


O avanço tecnológico, a globalização e as atuais exigências do mercado conduzem as empresas a buscar, cada vez mais, a implantação de soluções gerenciais para atingir o máximo de lucro com diminuição dos seus custos, e o aperfeiçoamento dos seus processos. Atualmente, uma das ferramentas empregadas nas empresas é o sistema integrado de gestão - Enterprise Resource Planning (ERP) - com o propósito de otimizar os processos operacionais e integrar as diversas áreas da organização. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo auditar o sistema de informação ERP utilizado por uma empresa comercial, com o auxílio de ferramentas e técnicas de auditoria assistidas por computador, analisando o processamento de dados e a geração de informações nos módulos de estoque e contabilidade, quanto ao processo de recebimento de compras. Para a fundamentação teórica deste estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica relativa ao tema investigado, pesquisando ferramentas e técnicas de auditoria assistidas por computador (conhecidas pela sigla CAATT, em inglês Computer Assisted Audit Tools and Techniques). Para atingir o objetivo proposto, utilizaram-se as pesquisas exploratórias, bibliográfica, documental e estudo de caso com abordagem qualitativas. O estudo de caso foi realizado na empresa Alpha; e os instrumentos de pesquisa e coleta de dados utilizados foram entrevista, questionários, observação participante, além do desenvolvimento e aplicação do planejamento e de um programa de auditoria. Em conjunto com estes instrumentos, para então proceder com uma auditoria de sistemas de informação com o auxílio de ferramentas e técnicas assistidas por computador, utilizaram-se as seguintes CAATT: (i) o software iAuditor e o equipamento tablet iPad; (ii) a Linguagem de Consulta Estruturada (em inglês, Structured Query Language - SQL), através do software PL/SQL Developer; (iii) e a Abordagem de Teste Integrado. A partir da análise dos dados, constatou-se que o ERP da empresa estudada está adequado e gerando as informações corretamente. E que o uso das CAATT facilitou o processo de auditoria de sistemas de informação, complementando as técnicas de auditoria contábil conhecidas e auxiliando, principalmente, na realização da avaliação de controles internos e na aplicação dos itens do programa de auditoria. Desta forma, destacou-se a necessidade de constante atualização na área de sistemas e tecnologia de informação que visa predominar em todas as áreas de estudo e profissionais, incluindo as ciências contábeis e a auditoria, que devem utilizar esta tecnologia a seu favor.

Palavras-chave: Auditoria de Sistemas de Informação. Ferramentas e Técnicas de Auditoria Assistidas por Computador. Enterprise Resource Planning. Estoque.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.