ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA LOJA DE VAREJO

AIRTON GARCIA DA SILVA, GIVAGO MARTIN DE SOUZA

Resumo


ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA LOJA DE VAREJO

Este artigo buscou identificar as estratégias utilizadas por uma loja de varejo cachoeirense na criação de valor para o cliente. A escolha deste tema se deu pela importância que o marketing de relacionamento tem hoje para as empresas, em que os consumidores estão cada vez mais exigentes e informados sobre os produtos e serviços oferecidos. Por este motivo, as empresas têm que estar sempre elaborando novas estratégias a fim de conquistar novos clientes e, principalmente, mantê-los. O presente trabalho orientou-se pelo seguinte problema de pesquisa: quais estratégias aplicadas por uma loja de varejo de Cachoeira do Sul - RS na criação de valor para ocliente? Foi abordado no referencial teórico a definição de marketing de relacionamento, estratégia, valor para o cliente, gestão de relacionamento com o cliente, satisfação, fidelidade e marketing de varejo. Caracterizou-se este estudo também por apresentar pesquisa qualitativa, considerando os objetivos, e a pesquisa exploratória e descritiva; quanto ao procedimento, utilizou-se o estudo de caso. O estudo foi realizado em uma loja de varejo da cidade de Cachoeira do Sul, onde foi entrevistada a proprietária desta empresa. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada e para análise e interpretação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Com a análise dos resultados, percebeu-se que loja pesquisada desenvolve ferramentas e estratégias relacionadas à criação de valor para o cliente. Identificou-se que a empresa busca oferecer produtos de qualidade, marcas exclusivas, peças limitadas e um atendimento personalizado de acordo com a necessidade do cliente a fim de satisfazê-lo e de superar suas expectativas. Também verificou-se que a empresa busca ouvir e interagir com seu cliente para identificar suas necessidades e desejos e assim oferecer soluções para estas necessidades e satisfazê-las. Sugere-se que seja implementado um sistema e um banco de dados para apoiar e dar maior suporte no relacionamento com os seus clientes, maior rapidez e análise dos dados, e melhoria na tomada de decisões gerenciais. Concluiu-se que os objetivos deste trabalho foram alcançados, pois as estratégias aplicadas para criação de valor para os clientes pela loja foram identificadas e foi possível fazer uma comparação entre a bibliografia pesquisada e a prática do dia a dia da empresa, sugerindo melhorias.

Palavras-chave: Estratégia, Marketing de relacionamento, Valor pelo cliente.


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