ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA DIVULGAR A MARCA DB TECNOLOGIA ACÚSTICA

AIRTON GARCIA DA SILVA, GISELE DE OLIVEIRA PARANHOS

Resumo


O marketing é tema fundamental no que diz respeito à gestão de uma empresa, pois está associado a todos os aspectos que envolvem as vendas, tanto de produtos como de serviços. É o marketing que orienta e controla todo o processo para tornar o produto/marca conhecido e comercializado. Neste sentido, as organizações estão cada vez mais utilizando o marketing, visando o fortalecimento da marca e o crescimento das empresas, uma vez que se encontram em um mercado altamente competitivo. Atualmente, as empresas, no meio de tanta concorrência, necessitam de boas estratégias para alcançar seus objetivos e até mesmo sobreviver. Uma das estratégias para se destacar dos concorrentes é ligar o nome da empresa/marca ao produto, criando o marketing como um diferencial e agregando valor para a marca e sua valorização perante os consumidores. Nos dias de hoje, o mercado de produção e comercialização de caixas acústicas está cada vez mais competitivo, e estando a DB inserida neste contexto, justifica-se portanto o presente estudo na área de marketing, com o intuito de tornar a marca DB Tecnologia Acústica conhecida, por sua qualidade e preços acessíveis em produtos neste ramo. A empresa tem como atividade principal, desenvolvimento, fabricação e venda de caixas acústicas residenciais e profissionais, bem como a realização de projetos de isolamento acústico personalizados de acordo com a necessidade de seus clientes. O presente estudo tem como objetivo identificar estratégias e ações de marketing para divulgar a marca DB Tecnologia Acústica, empresa localizada na cidade de Vera Cruz, RS, buscando, também, avaliar as necessidades dos clientes, a fim de melhorar a qualidade dos produtos e do atendimento. Para isso, foi pesquisado e identificado o mercado-alvo que a empresa deseja atingir. Foi realizada uma análise do ambiente externo através de técnicas de cenários, procurando identificar oportunidades e ameaças para a empresa; e uma análise do ambiente interno, através de questionário aplicado aos clientes, para identificar pontos fortes e fracos da empresa. Em seguida, os dados levantados foram aplicados e analisados em uma matriz SWOT, servindo como base para a elaboração de uma proposta de estratégias de marketing e ações de melhorias para a empresa. Entre elas se destacaram a melhoria nas condições de pagamento parcelado, redução no preço de venda e no prazo de entrega, ter um diferencial nos produtos, divulgação da marca através de workshop para seus representantes comerciais, a criação de manuais para acompanhar os produtos, participar em feiras e eventos, fazer promoções, entre outros. Enfim, este estudo sugeriu para a direção da empresa estratégias e ações de marketing, para divulgar a marca DB Tecnologia Acústica, e espera-se que estas atividades contribuam para este propósito, implicando em um diferencial para os produtos e serviços oferecidos pela empresa, que agradem e conquistem os clientes.


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