CRIAÇÃO E LANÇAMENTO DE UM PRODUTO NOVO NO MERCADO
Resumo
Há tempos que a sociedade utiliza plantas medicinais como alternativa no tratamento de doenças. Pensando nisso, surgiu a ideia de lançar um produto novo no mercado para um problema muito comum: a dor muscular. Foi desenvolvido um gel para massagem com elementos fitoterápicos, indicado como anti-inflamatório natural nos casos de contusões, inchaços, torções, varizes e hematomas. O objetivo geral deste trabalho visa esclarecer os processos de elaboração e lançamento de um produto novo, baseando-se pelo Mix de Marketing (produto, preço, praça e promoção). Para entender melhor sobre o assunto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre estes componentes, com vistas a torná-los mais explícitos. Inicialmente, foi feito junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) um registro para criação da marca "Alcanfort", com o objetivo de garantir os direitos de uso exclusivo da marca em todo o território nacional, dentro do mesmo ramo de atividade econômica. Feito isso, foi realizada uma pesquisa de preço e optado por uma indústria da cidade de Lajeado, RS, para produzir o gel e entregá-lo pronto para revenda. Foram criadas três apresentações: pote de 1Kg, pote de 120g e embalagem spray de 100g. Foi adotada a estratégia do preço competitivo para os produtos Alcanfort, mantendo-se dentro de uma margem considerada acessível para a maioria da população. A venda é feita na grande maioria para distribuidoras, que revendem o gel para outras farmácias e casas especializadas em produtos naturais. Também foram feitas parcerias com algumas farmácias e centros de massagem, que indicam e vendem os produtos Alcanfort aos seus clientes. Para promover a marca foram realizados vários empreendimentos, como, por exemplo, a contratação de uma agência de publicidade e a criação de um site, além de uma parceria com o time profissional de futsal de Venâncio Aires (ASSOEVA/UNISC/ALM/VENAX), que joga o Campeonato Gaúcho e a Liga Nacional Série Ouro. Para os pontos de venda foram confeccionados banners pequenos, que são distribuídos de forma gratuita, e banners maiores que são afixados em jogos e eventos esportivos em que o Alcanfort é patrocinador. Para a pasta dos vendedores é fornecida uma folha de apresentação no tamanho A4, colorida, com fotos dos produtos, indicações, modo de usar, qualidade do produto e o preço para compra. O próximo passo será fortalecer a venda por distribuidoras, expandindo para outras cidades, em estados diferentes. Com a realização deste trabalho pôde-se ter uma ideia das inúmeras dificuldades que as indústrias encontram na hora de criar e lançar um produto novo no mercado. Pode-se afirmar que todo o processo de criação, desenvolvimento e distribuição do Alcanfort Gel para Massagem foi de grande valor, pois proporcionou um aprendizado enorme que abre caminhos para a criação de novos produtos. Além disso, adquiriu-se uma propriedade industrial, que, com as vendas dos produtos e com uma percepção positiva dos consumidores, poderá agregar valor para a marca, gerando lucros significativos num futuro próximo.
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