ANÁLISE DO GRAU DE SATISFAÇÃO COM O VAREJO DE RIO PARDO - RS.
Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar o grau de satisfação das consumidoras com o varejo de roupas e calçados da cidade de Rio Pardo - RS. O trabalho tem como outras finalidades: a)identificar o conjunto de dimensões utilizadas para avaliar o serviço de varejo; b)medir a satisfação das clientes em relação ao varejo; c)medir atitudes face à lealdade; d)examinar a importância dos valores pessoais. Aplicou-se um questionário a uma amostra do tipo não-probabilística, selecionada pela conveniência do pesquisador, mas considerando o sexo e a idade, foi composta por 120 entrevistados todos do sexo feminino, divididos em três faixas etárias de 18 a 25 anos, 26 a 40 anos e 41 a 60 anos . O questionário foi desenvolvido a fim de conhecer o perfil das consumidoras do varejo de Rio Pardo, como nível de satisfação, atitudes e lealdade face ao varejo; também levando em conta o nível de escolaridade, número de filhos e valores pessoais das consumidoras. As dimensões da satisfação identificadas são 33, e as selecionadas, 19. O critério para selecionar as dimensões foi o de incorporar a maior quantidade possível, evitando as repetições. Em relação às atitudes, foi adaptado o questionário desenvolvido por AudheshPaswan, María de los Dolores SantarriagaPineda e Francisco Carlos Soto Ramirez (2010). A seguir foi elaborado um questionário estruturado, que foi aplicado na fase seguinte, utilizando escalas de diferencial semântico e de Lickert. Após a realização da pesquisa e processamento dos dados , pode-se observar que as consumidoras do varejo de Rio Pardo - RS, possuem graus de satisfação diferentes, em que podem haver várias leituras diante dos perfis apresentados, muitas se mostraram satisfeitas com o varejo da cidade, mas não satisfeitas totalmente. O atendimento em algumas vezes deixa a desejar, não superando as expectativas. As consumidoras nem sempre são leais às marcas ou às lojas; as que lhe oferecerem melhores condições, facilidades, preços mais acessíveis, um bom atendimento, produtos de qualidade levam vantagem sobre os concorrentes. O varejo da cidade não consegue atender todas as necessidades de compra das consumidoras, não possui um valor comparativo em relação a outras cidades, a seleção dos artigos apresentados pelas lojas não cobrem todas as expectativas das clientes, fazendo com que muitas saiam da cidade para fazer compras em outros locais, outras cidades, não apoiando a economia local. As mulheres são muito ligadas a valores culturais, em manter um certo padrão de convívio, sentimentos, relacionamentos, prazeres, em manter uma carreira profissional de sucesso, serem respeitadas para viver uma vida feliz e prazerosa.
Apontamentos
- Não há apontamentos.