ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO DE UMA LOJA DE VAREJO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS

AIRTON GARCIA DA SILVA, LIDIANE SILVEIRA RODRIGUES

Resumo


As lojas varejistas enfrentam uma ampla concorrência, por isso devem estar sempre buscando inovações, oferecendo produtos e serviços com excelente qualidade, e que satisfaçam seus clientes. A empresa busca diferenciais para o seu crescimento perante a concorrência por meio de um atendimento diferenciado e produtos de qualidade, para assim satisfazer as necessidades dos clientes favorecendo o sucesso da mesma. O objetivo do presente trabalho visa identificar e analisar o ambiental interno e externo da loja Vanessa Modas, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul, RS. Através deste trabalho será possível analisar a situação da organização perante o mercado, podendo identificar as oportunidades e ameaças do ambiente em que a empresa atua, avaliar suas forças e fraquezas, de forma que se tenha uma pesquisa que possa ser usada como referência em ocasiões futuras na organização. Para elaboração deste estudo foram realizadas análises SWOT e entrevistas com os clientes da loja em questão, objetivando coletar informações sobre as principais etapas de crescimento da organização. Para coletar dados secundários foram utilizados livros, artigos ligados à área Administrativa, sites, entre outros. Foram considerados como pontos fracos para a loja Vanessa Modas os seguintes itens: concorrentes com preços melhores e com melhor atendimento. Já como pontos fortes foram possíveis visualizar que a empresa disponibiliza de uma boa qualidade nos serviços prestados, um bom atendimento, agilidade, organização e produtos de qualidade. A grande ameaça que a mesma acredita enfrentar é a existência de empresas concorrentes e vendedoras sacoleiras. A cada dia que passa os concorrentes estão se aperfeiçoando para se sobressair no mercado. Como oportunidade para a loja, se destaca o crescimento das classes sociais C, D e E, como o poder de compra destas faixas de renda dobrou nos últimos tempos, a empresa percebeu esta oportunidade e busca produtos compatíveis com preços acessíveis para estes tipos de clientes. Também se destaca como oportunidade para a empresa a diversificação dos seus produtos, oferecendo produtos para atender as necessidades dos clientes do sexo feminino, masculino de todas as faixas etárias, disponibilizando várias formas de pagamento, como crediário próprio, cartões de crédito e cheques. Após o término da análise do ambiente da organização e das entrevistas realizadas aos seus clientes, foi possível sugerir algumas melhorias para aumentar suas vendas e para que a mesma venha a obter sucesso no mercado em que atua. Seguem algumas das melhorias propostas: exibir vídeos de atendimento para as funcionárias; vender as mercadorias que estão saindo da moda por um preço mais baixo; propor para uma pessoa os produtos que já foram oferecidos na loja em promoção, para que ela venda nos bairros por um preço menor, oferecendo-lhe comissão por peça vendida; oferecer bonificações para a funcionária que levar mais clientes até a loja. Espera-se com as sugestões propostas que a empresa aumente seu número de clientes e mantenha os que já possue, pois se acredita que satisfação do cliente é o fator de maior importância para a empresa.


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