ESCOLA EM FOCO

FRANCISCA GARCIA MACEDO, RAFAEL SBEGHEN HOFF

Resumo


Este trabalho abrange o relatório parcial de trabalho de extensão Escola em Foco desenvolvido junto à Escola Estadual Fortaleza, em Rio Pardo - RS, onde foram ministradas oficinas de edição e montagem audiovisual, editoração, palestras de orientação à cultura midiática junto aos professores da instituição, e ainda serão desenvolvidas, segundo cronograma, outras oficinas (por demanda) e cobertura multimidiática do evento de premiação dos vídeos produzidos pelos alunos da escola. O trabalho visa, em primeiro lugar, o fomento à cultura audiovisual na região de Rio Pardo, com vistas à formação crítica da leitura audiovisual através de oficinas, debates e trocas de experiências entre os acadêmicos da Agência Experimental de Comunicação da Unisc, professores e alunos da escola pública. Num segundo aspecto, o projeto visa aproximar o acadêmico de Comunicação Social da comunidade, reforçando o aspecto social do curso e as performances interpessoais exigidas pelos diferentes públicos no tratamento de demandas relativas ao conhecimento técnico-científico oportunizado pela academia. Num último tópico, podemos enquadrar o projeto numa oportunidade de visibilidade à produção discente, uma vez que as agências produzem notícias, cartazes de divulgação, cobertura multimidiática e outros vários produtos voltados à publicização do evento que fecha a atividade, ou seja, a premiação dos vídeos produzidos pelos alunos da Escola Fortaleza sob a orientação dos professores daquela instituição e com o apoio dos alunos e professores vinculados à Agência Experimental de Comunicação da Unisc. A atividade oportuniza aos acadêmicos da Comunicação Social experimentarem a relação com clientes reais, ainda que sob condições específicas, porém muito próximas à diversidade encontrada no mercado de trabalho. Com as atividades diluídas em diferentes frentes (Produção em Mídia Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo), os acadêmicos são convidados a interagirem com seus pares e produzirem em conjunto para preservar a identidade das campanhas, peças e interlocução com as atividades que visam o envolvimento comunitário local e com a mídia. A partir das experiências produzidas pelos encontros vividos teremos, ao final da atividade transcorrida em 2013, a produção científica de um relatório com a descrição das etapas do projeto e, na medida do possível, a tabulação dos resultados de uma pesquisa de satisfação junto ao pessoal atendido pelo projeto. A produção científica resultante deste trabalho de extensão vem ao encontro da proposta metodológica lançada no Colóquio das Agências Experimentais, realizado em 2013 na Feevale - Novo Hamburgo. No encontro ficou indicada, em um dos grupos de discussão, a necessidade do fomento à produção científica junto às agências, uma vez que a natureza delas é essencialmente prática, mas não desvinculada da organização e formatação do conhecimento científico e acadêmico. Outra vertente privilegiada pelo trabalho de produção científica corrobora a perspectiva ampla do Departamento de Comunicação Social da Unisc, através do curso de Comunicação Social, que tem como premissa a produção científica a partir das experiências discentes e docentes como forma de preservar a memória e incentivar a reflexão crítica sobre as mesmas. Tais linhas estão expressas na reformulação dos Planos Pedagógicos e Ementas em andamento no curso e são refletidas pelas dinâmicas adotadas na Agência Experimental A4.


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