ANÁLISE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA DE REFEIÇÕES COLETIVAS

RAFAEL FREDERICO HENN, JOAO RICARDO PERONI SCHUCK

Resumo


Atualmente, as empresas atuam em cenários muito competitivos, forçando-as a procurar por novas técnicas de produção e organização do trabalho, que possibilitem maior qualidade e competitividade e propiciem uma aproximação dos trabalhadores aos objetivos das organizações. Devido à capacidade da função "produção" em fornecer à organização uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, tem havido uma revalorização da mesma, em relação às demais funções da empresa (finanças, marketing e RH). Essa ação valorativa desencadeou debates sobre novas formas de gerenciar a produção e como elas podem contribuir para o sucesso da organização. Segundo pesquisas de instituições mundiais, os Sistemas de Planejamento e Controle da Produção representam um papel decisivo entre as ações que vêm sendo tomadas para enfrentar tais desafios. O objetivo geral deste trabalho foi analisar o processo de planejamento e controle da produção de uma empresa de refeições coletivas, localizada em Santa Cruz do Sul. Foi realizada uma pesquisa exploratória, em que o autor do trabalho procurou se aproximar do tema planejamento e controle da produção, e se familiarizar com a real importância do problema, através de entrevistas não estruturadas, com analistas do setor de PCP da empresa, onde foram apresentados os processos do setor, além de dificuldades e possíveis causas das falhas constatadas na realização dos mesmos. Através deste trabalho foi possível observar que a implantação do setor de PCP trouxe muitos benefícios para a organização, como a centralização do controle das operações na sede da empresa, a informatização das Unidades Operacionais, o cálculo das quantidades e custos per capita, previsão dos custos e valores de faturamento e a geração automática das necessidades de compra. Por outro lado, existem oportunidades de melhorias que podem ser exploradas, como a continuidade e conclusão da implantação do sistema em 100% das Unidades, a maior integração com o Setor Comercial, a realização de melhorias em módulos que ainda não estão funcionando como deveriam, e a sincronização dos mesmos, assim como a realização de um trabalho para fortalecer a cultura organizacional e a abrangência do setor de PCP. Na era da informação, a tecnologia da informação, as novas técnicas de produção e a organização do trabalho vêm sendo apontadas como algumas das principais ferramentas para obter ganhos de qualidade e produtividade. Frente a este ambiente cada vez mais competitivo, dinâmico e instável, não se admite empresas que queiram competir sem a utilização de uma gestão estratégica eficiente em planejamento e controle da produção, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia da informação e sistemas de informação, e em todo seu potencial como um importante diferencial competitivo, alavancando cada vez mais o negócio.


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