A SATISFAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DE VENÂNCIO AIRES EM RELAÇÃO À ECONOMIA LOCAL
Resumo
Para avaliar o desenvolvimento de uma região faz-se necessário entender as expectativas dos empresários locais em relação à economia em nível municipal e nacional, fazendo um paralelo com as perspectivas de crescimento de vendas de sua própria empresa. Outro fator diz respeito às atividades das entidades empresariais, associações, órgãos de classe e poder público, e a como estes estão agindo para fomentar o crescimento das empresas. Conforme Malhortra(2005), a pesquisa de marketing é a identificação, a coleta, a análise e a disseminação sistemática e objetiva das informações, sendo que essas ações são empreendidas para melhorar a tomada de decisão. Conforme Nickels (1999), as expectativas em relação à satisfação de serviços pode estar ligada a promessas exageradas, padrões inadequados, falhas de comunicação, que por sua vez podem gerar padrões positivos ou negativos. Analisar os clientes, suas necessidades e nível de satisfação são o suporte para o crescimento das empresas dentro do mercado. Os clientes são as pessoas mais importantes em qualquer atividade de negócio, pois procuram a empresa para satisfazer suas necessidades e desejos. A empresa está cada vez mais interessadas na satisfação dos seus clientes, buscando melhorar seus processos e serviços e procurando manter um contato direto para saber como o cliente deseja que seus produtos e serviços sejam produzidos. "A empresa precisa estudar detalhadamente o mercado onde se encontram seus clientes onde cada tipo de mercado possui características especiais que exigem um cuidadoso estudo por parte do vendedor"(KOTLER, 2003, p. 63). Além de estarem mais informados do que nunca, os clientes de hoje possuem ferramentas para verificar os argumentos das empresas e buscar melhores alternativas como, por exemplo, o melhor preço e prazo. Para a empresa, a satisfação ou encantamento do cliente após uma compra é fundamental para seu retorno ou indicação da empresa para amigos ou familiares. O objetivo deste trabalho foi analisar as expectativas dos empresários de Venâncio Aires sobre a economia externa e crescimento interno da empresa, tendo como objetivos específicos avaliar o grau de satisfação em relação aos aspectos do crescimento de sua empresa e economia. A pesquisa foi de caráter exploratório com análise quantitativa dos dados, obtidos a partir de um questionário estruturado, aplicado a 81 empresários. Os dados foram coletados durante o mês de fevereiro e junho de 2013, o que foi realizado pelos alunos do curso de Administração - Campus de Venâncio Aires. A partir de uma avaliação geral, concluiu-se que a satisfação dos empresários é alta em relação ao seu próprio negócio, de onde ele tem o controle. Observa-se que o grau de satisfação baixa quando se analisa o ambiente externo, principalmente em relação à carga tributária.
Apontamentos
- Não há apontamentos.