MAR, TERRA E GENTE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM CAPÃO DA CANOA (RS).

RAFAEL PEREIRA DE MELO, TAIS PINHEIRO DA SILVA , ANA FLAVIA MARQUES

Resumo


O trabalho com Educação Ambiental, bem como os conceitos e ferramentas de gestão socioambiental partem da premissa de que as transformações ocorridas na sociedade têm impactos sobre o meio ambiente e sobre as políticas públicas de desenvolvimento. Frente ao contexto de crise do modelo civilizatório adotado, as universidades são chamadas ao compromisso com os problemas socioambientais. A necessidade de inserir modelos de gestão socioambiental nas atividades produtivas que caracterizam as regiões desafia as IES a contribuir para a construção de novos modelos, que tenham como princípio a racionalidade ambiental. As temáticas de EA e gestão socioambiental quando inseridas na prática cotidiana das micro e pequenas empresas podem se converter em instrumentos de desenvolvimento, no seu sentido mais amplo: instrumento para o alcance de potencialidades individuais e coletivas. É com o intuito de atender a tais necessidades que está sendo desenvolvido o presente projeto no município de Capão da Canoa, que se apresenta como área de relevante interesse, uma vez que se trata de território litorâneo, com reconhecidas características de fragilidade ambiental (a própria Política Ambiental Brasileira aponta as áreas litorâneas como prioritárias para o desenvolvimento de ações socioambientais); além de fragilidades ambientais, as áreas litorâneas, sujeitas à ferrenha exploração imobiliária, apresentam problemáticas relacionadas ao uso da terra, geração e disposição de resíduos da construção civil, pressão sazonal sobre os serviços de abastecimento de água e energia, bem como deposição de efluentes domésticos; por receber significativo número de turistas especialmente nos meses de verão, necessitam de programas educacionais, voltados para a escola e para a comunidade, no sentido de orientar sobre a gestão sustentável de negócios e serviços. Para atender aos seus objetivos, a metodologia do projeto prevê a realização das seguintes etapas: - elaboração dos diagnósticos de demandas das micro e pequenas empresas em relação ao meio ambiente, aos processos de gestão e à realidade ambiental (etapa concluída - as demais estão em andamento); - organização de palestras, cursos e oficinas, a partir dos dados coletados nos diagnósticos. Cada atividade depende de procedimentos específicos que são planejados a partir dos diagnósticos iniciais: - realização de seminários integradores que possibilitem a divulgação das atividades e resultados do projeto junto aos cursos de graduação e pós-graduação da UNISC, oportunizando a troca de experiências e o aprimoramento de métodos, técnicas e abordagens; - participação no grupo de pesquisa do Mestrado em Administração, junto à linha de pesquisa de Operações e Relações Interorganizacionais, bem como no Núcleo de Gestão de Operações e Relações Interorganizacionais (NORI). As palestras e oficinas ocorrem quinzenalmente, tratando de temas relacionados à educação ambiental corporativa, sustentabilidade socioambiental, desenvolvimento, inovação e competitividade. Quanto à avaliação, o projeto em andamento pressupõe avaliações feitas pelos grupos de trabalho da UNISC (professor coordenador, professores participantes e bolsistas).


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