DO ABISMO INTRÍNSECO À NARRATIVA

MARLEN BATISTA DE MARTINO, MONIQUE CARDOSO MACHADO

Resumo


A pesquisa em andamento baseia-se na análise de temas associados à heterotanatografia e à maternidade no trabalho de artistas contemporâneas a partir das falas e imagens poéticas de três artistas heterônimas cujos detalhes pessoais serão incluídos de modo a conceder fundamentação ao texto. Antonieta, Bethina e Clarice protagonizarão obras, imagens, textos e poemas narrando acerca do fato de como se deu a minha participação na obra delas evocando também as relações com outras que possuem temáticas intimistas e similares como Claude Cahun, Sophie Calle e Ana Alvarez Errecalde. Ao relacionar questões associadas à heterotanatografia na arte contemporânea propõe-se discuti-las através da obra de três artistas: Patricia Franca-Huchet, Sophie Calle e Claude Cahun, de modo a relacioná-las com a poética desenvolvida em meu trabalho e às artistas heterônimas: Anthonieta, Bethina e Clarice. Tem-se como objetivo identificar questões associadas ao gênero e à maternidade nos trabalhos de Ana Álvarez Errecalde e Anthonieta a partir das discussões propostas por Elizabeth Badinter. Além disso, pretende-se elaborar uma reflexão a respeito do conceito pensado por Juliano Garcia Pessanha acerca da heteretanatografia, de modo a relacioná-lo à poética desenvolvida por Patricia Franca e Bethina, bem como realizar uma análise das heterotanatografias nas obras de Claude Cahum e Sophie Calle, apresentando visualmente as artistas heterônimas: Anthonieta, Bethina e Clarice através de seus heterorretratos. A metodologia do trabalho será fundamentada no método empregado pelo filósofo francês Jaques Derrida, em seu livro autobiográfico "Jacques Derrida", no qual Geoffrey Bennington, seu discípulo, analisa o pensamento conceitual do filósofo no corpo do texto, enquanto o próprio Derrida inaugura uma reflexão híbrida acerca das abordagens filosóficas mescladas com sua biografia. Tal encaminhamento é fruto de suas elucubrações ao discutir as prerrogativas teóricas da "circonfissão", prática cujo método promove o encontro entre a confissão e a carne da recostura cedida através da circuncisão. Propomos dialogar com o leitor utilizando, como Derrida, notas de rodapé cujo intuito é incorporar as falas das artistas heterônimas mencionadas no corpo do trabalho. Fundamentando-se no exemplo deste e na escrita pessoal de Anthonieta, Bethina e Clarice será elaborado no corpo do texto um diálogo com a arte contemporânea a partir de seus contextos históricos e relações conceituais com as temáticas relacionadas à ficção do eu. Serão inseridas nas notas de rodapé, logo abaixo, através de pensamentos escritos as motivações e perspectivas das artistas heterônimas que justificarão suas escolhas e denunciarão as verdades que as levou a escolher os assuntos abordados. Após relatar e comparar os trabalhos destas com outras artistas serão executados três autorretratos baseados na forma visual de como estas mulheres foram externadas a mim. Atualmente o trabalho encontra-se em fase de estudo sobre as artistas citadas, na reta final de escrita das histórias ligadas às artistas heterônimas e no processo de criação de um dos heterorretratos. Esta proposta em questão é o trabalho de conclusão do curso de Artes Visuais - Bacharelado. O trabalho encontra-se em fase de desenvolvimento e ainda não possui conclusões e resultados finais.


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