VIVENCIANDO A GESTÃO NO COTIDIANO ESCOLAR

CARLA CRISTINE REIS, VANESSA DE SOUZA LIMBERGER, MARIA LIEGE BARBOSA DE OLIVEIRA , CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


CARLA REIS, VANESSA DE SOUZA LIMBERGER, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo

Este resumo apresenta os resultados parciais de uma experiência pedagógica, tendo como suporte a Gestão Escolar, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, de Santa Cruz do Sul, no decorrer do primeiro semestre de 2013, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UNISC. Os objetivos foram conhecer e vivenciar a gestão escolar e relacionar os conhecimentos teóricos com os saberes/ práticas vivenciadas na escola. O trabalho foi estruturado em encontros semanais, na forma de Intervenção Pedagógica, na qual o bolsista atuou em conjunto com a supervisora da escola, que também é supervisora do PIBID. Nesta primeira etapa, identificamos os elementos da equipe gestora e suas respectivas atribuições; analisamos documentos da escola tais como: Proposta Pedagógica, Regimento Escolar e Planos de Estudos. Identificamos a forma de elaboração e utilização dos mesmos no dia a dia da escola. Vivenciamos o cotidiano da supervisora escolar, conhecendo a organização do trabalho, suas atribuições e sua função na equipe gestora. Como foco central do nosso trabalho de bolsistas neste semestre, iniciamos junto, à supervisora, a reestruturação do Plano de Estudos da Educação Infantil (Pré-escola). O plano da escola foi elaborado em 2008 para ter vigência a partir de 2009, vigorando até o presente ano. Em razão de adequações à legislação educacional e às novas diretrizes, percebeu-se a necessidade de reestruturá-lo. Iniciamos lendo o documento que já existia, fazendo um comparativo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, observando as orientações da SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) e legislação referente à Educação Infantil. O documento ainda está em fase de elaboração. Esta vivência proporcionou a nós, bolsistas, uma experiência única, nos engajamos para estudar algo propriamente "novo". Em nossas práticas foi uma aprendizagem significativa, interessante e diferente das outras vivências durante a nossa caminhada como bolsistas PIBID. Todas as atividades deste projeto servem de suporte para o planejamento e o desenvolvimento dos roteiros trabalhados no Laboratório de Aprendizagem, até mesmo nos auxiliando em nossa vida acadêmica, como no estágio de Gestão Escolar. Mesmo tendo sido pouco tempo, tivemos a chance de aprender um pouco sobre a gestão da escola. A supervisora Liege Barbosa de Oliveira foi quem nos deu a oportunidade de vivenciar a gestão escolar através do acompanhamento de seu trabalho cotidiano e de cada elemento da equipe gestora: direção, vice-direção, supervisão escolar e orientação educacional.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.