O LIVRO DA FAMÍLIA: CONHECENDO AS FAMÍLIAS DO 3º ANO DA ESCOLA SÃO CANÍSIO

CARLA CRISTINE REIS, VANESSA DE SOUZA LIMBERGER, CARLA LAVÍNIA PACHECO DA ROSA

Resumo


Carla Cristine Reis, Vanessa de Souza Limberger e Carla Lavínia Pacheco da Rosa

Este resumo apresenta os resultados de uma experiência pedagógica realizada com crianças do 3º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, de Santa Cruz do Sul, no decorrer do primeiro semestre de 2013, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UNISC. O tema do projeto "A Família" foi adotado por toda a escola e também por todos os bolsistas de outros subprojetos que partiram deste assunto para o desenvolvimento dos trabalhos do semestre em uma reunião inicial com todas as pessoas envolvidas no Pibid/São Canisio. Ao iniciarmos o projeto, buscamos mais informações sobre o assunto e utilizamos como referência bibliográfica o livro "Casais e Famílias: uma visão contemporânea" de Luiz Carlos Osorio. O termo "família", que utilizamos no decorrer dos encontros com as crianças, trata das pessoas que residem na mesma residência. Os objetivos foram desenvolvidos de acordo com as necessidades de ampliar a leitura e escrita das crianças. Nosso trabalho foi estruturado em encontros semanais, na forma de oficina pedagógica acompanhada pela professora e supervisora do PIBID Mara Etges. A primeira etapa do trabalho com a turma foi mobilizar as crianças a partir da contação do livro "A História da Família" de Todd Parr. Com base no texto, que trata das diferentes estruturações de família, nós propusemos às crianças a construção de um mural, no qual cada uma deveria representar a configuração de sua família através de recortes, fazendo uso de imagens de pessoas que encontramos em jornais, livros e revistas. Com esta construção ficou bem claro para as crianças como são distintas as organizações familiares, então iniciou o nosso projeto. Ao longo dos encontros organizamos o planejamento de atividades, propusemos às crianças a produção de um livro que iria conter as características específicas da nossa família, em que a cada semana as crianças construíram uma página do seu livro da família que continha suas especificidades e da sua família. Trabalhamos também questões relativas às suas características físicas e de autoconhecimento com uma página de seus livros intitulada "Quem Sou Eu?". Outra atividade que trouxemos para as crianças foi a construção de frases nas quais as crianças criavam escritas que caracterizavam as pessoas que moram com elas. Ao final dos encontros percebemos os avanços que cada criança teve em relação à leitura e à escrita, à produção de textos coerentes muito bem estruturados com inicio, meio e fim, com ideias claras e bem desenvolvidas.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.