GAIA - GRUPO DE AÇÕES E INVESTIGAÇÕES AUTOPOIÉTICAS - DESDOBRAMENTOS III

YANAE MAIARA MEINHARDT, NIZE MARIA CAMPOS PELLANDA

Resumo


Com este trabalho pretende-se repensar a construção cognitiva/subjetiva dos sujeitos, investigando o que chamamos de ontoepistemogênese - o processo integrado da constituição do ser humano questionando as epistemes que propõem fragmentações, e apoiando-se profundamente nos pressupostos da complexidade articulando com a práxis educativa e efetiva na transformação pessoal/social. Proponho a elaboração de um novo quadro referencial sobre a ontoepistemogênese dos processos cognitivos/afetivos, rejeitando o método cartesiano de conceber estes últimos e que contemple a ciência contemporânea e traga a reflexão sobre o contexto científico atual. O grupo tem como objetivo realizar estudos sobre o processo de ontogênese dos sujeitos, investigação sobre complexidade, sistema humano e intervenções sociais, aprofundar teoricamente questões relativas à abordagem cibernética e assim construir e elaborar intervenção em situações educativas e contribuir para este novo paradigma educacional baseado no principio autopoiético/complexo. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório, qualitativo e auto-experimentação, realizando conversações, autonarrativas e reflexões metacognitivas, orientadas pela cibernética, o Paradigma da Complexidade - expressados principalmente por Gregory Bateson, Edgar Morin e Clara da Costa Oliveira, pela autopoiesis (auto-organização) e teoria da Biologia do Conhecer, de Humberto Maturana e Francisco Varela e a teoria da aprendizagem a partir do ruído de Henri Atlan. É uma pesquisa transdisciplinar de saberes, visto que percorre estudos pela campo da biologia, educação, tecnologia e outros. De acordo com o quadro teórico e os objetivos deste grupo de pesquisa, realizamos oficinas com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, o projeto Espaço Digital e sessões de atendimento com crianças autistas, o Projeto Ipad. Considerando a realização de melhorias na aprendizagem, linguagem e comunicação é fundamental em ambos os projetos - assim como em qualquer outro que possa vir a acontecer no GAIA, três pilares: 1) auto-organização, 2) tecnologia, 3) cognição/subjetivação inseparáveis. Já podemos citar, como resultado deste maravilhoso trabalho que viemos realizando, o conceito de ontoepistemogênese bem elaborado - porém ainda não conclusivo, assim como o GAIA sendo referência para este conceito e ao princípio de auto-organização/rede e complexificação do sujeito a partir de aparatos tecnológicos. Também podemos expressar os resultados através de publicações que vêm sendo realizadas. Em relação aos projetos vinculados "Espaço Digital" e "Projeto Ipad", há uma grande melhora na comunicação, fala, interação e aprendizagem, além de entrarem em contato e aprenderem a usar as tecnologias.


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