INFORMÁTICA E AS ALTERAÇÕES DO MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO

MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ, LUIS ARTUR FERREIRA DA SILVA

Resumo


A educação na escola recebe incentivos de várias outras áreas e têm sofrido transformações com os avanços tecnológicos. Neste sentido, a informática tem contribuído enormemente na formação dos alunos da Educação Básica. Em especial no Ensino Médio ela é utilizada de uma forma mais técnica e específica, a fim de preparar os alunos para utilização de ferramentas computacionais, com vistas às exigências do mercado de trabalho. A fim de melhor compreender o panorama atual da educação, as alterações propostas e de que forma a informática pode contribuir na educação, foram realizados estudos por meio de revisão bibliográfica e observação de aulas de turmas do Ensino Médio durante o desenvolvimento do Estágio Supervisionado em Computação II, disciplina do Curso de Licenciatura da Computação da UNISC, sendo as observações realizadas no Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, de Rio Pardo, RS. Durante as aulas pode-se observar que o conceito de escola sob a visão dos alunos está equivocado, pois ainda não a identificam como um local de aprimoramento, intercâmbio e convivência salutar; é encarada como uma barreira a se transpor. Philippe Perrenoud, afirma que: "hoje em dia, a escola mal consegue fazer com que todos compreendam o interesse em saber ler ou contar. O que dizer, então, de saberes cuja utilidade não é fácil de imaginar, como a álgebra, a biologia, a história, a filosofia? A escola continua muito despreparada diante dos alunos que não têm interesse em "encher a cabeça de coisas inúteis" e que não percebem o poder e o prazer que esses saberes poderiam lhes trazer."(PERRENOUD, 2003). Segundo Marise Ramos . (RAMOS, 2011) ainda são grandes as dificuldades de se implantar uma proposta contra-hegemônica, ou seja, uma proposta que não objetive a dominância, mas almejam intencional e sistematicamente colocar a educação a serviço das forças que lutam para transformar a ordem vigente, com vistas a estabelecer uma nova forma de sociedade. Ainda segundo ela, estas dificuldades não são somente de ordem conceitual, mas uma expressão da capacidade da classe dirigente em manter seus princípios vigorando no senso comum da sociedade. A autora propõe estudos que visem contribuir para a análise e a formulação de políticas, a partir da exposição da problemática e de perspectivas de enfrentamento, tendo o trabalho escolar como uma das dimensões fundamentais da formação intelectual e cultural dos trabalhadores. Pode-se afirmar com base nos resultados alcançados pela pesquisa, que se faz necessária uma valorização da educação como meio de se alterar o panorama social, promovendo a igualdade entre as diferentes camadas sociais, para isso necessárias as alterações no modelo educacional vigente. Estes estudos poderão servir para que se proponham novas alterações com vistas a uma educação de melhor efetividade e, nesse contexto, faz-se necessária a adaptação dos professores para utilização da informática e recursos tecnológicos como ferramenta a contribuir para evolução da educação, com vistas a promover uma sociedade mais igualitária, justa e culta.


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