DIREITOS HUMANOS: NOÇÕES DE SOLIDARIEDADE E EMPATIA NAS OFICINAS DO SUBPROJETO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA.

FABIELE MONTE BLANCO DINIZ, FRANCIELE RIBEIRO RODRIGUES, MARIA LIEGE BARBOSA DE OLIVEIRA, ERNESTO LUIS ALVES

Resumo


Este trabalho relata uma atividade pedagógica realizada nas oficinas do Subprojeto de História e Geografia do PIBID/UNISC, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, que teve como objetivo trabalhar de maneira lúdica e criativa o tema da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Inicialmente foram apresentados slides com os principais artigos do DUDH de forma sucinta, pois se teve uma preocupação por conta da linguagem extremamente técnica e jurídica do DUDH, então se pensou em formas lúdicas de abordagem para que o tema fosse atrativo e agregador de valores sociais. A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada em 1948, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), três anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, para que o mundo não esquecesse as atrocidades cometidas e não permitisse que elas se repetissem. Foram escritos artigos para que os direitos de cada um fossem respeitados. Geralmente, o conceito de direitos humanos tem a ideia de liberdade de pensamento e expressão, e de igualdade, não fazendo discriminação de raça, sexo, credo e pensamentos. Os direitos humanos podem ser compilados de um jeito bem claro, como a liberdade de pensamento; o respeito à vida, a não ser vítima de manipulação genética; o direito de fazer reuniões, manifestações, associações, cultos; o direito à liberdade sexual, à felicidade, à objeção de consciência; à educação; ao lazer; ao meio ambiente e os direitos trabalhistas. A realidade brasileira está longe do cumprimento de tais direitos, levando em conta nosso sistema carcerário, as condições em que as pessoas da periferia vivem, a maneira como o empregador trata seu funcionário, o abandono dos desfavorecidos e o trabalho infantil. O objetivo foi ensinar de maneira lúdica a importância que a solidariedade tem e a necessidade da empatia. Também aludindo à importância de politizar os alunos para que eles saibam cumprir e cobrar seus direitos. Os métodos utilizados incluiram uma pesquisa sobre o tema, slides com os artigos e imagens. Cada estudante lia um slide para que treinasse a leitura. Foi usado um vídeo com um fundo musical e foi proposto aos alunos que retratassem o que haviam entendido da oficina em forma de desenho. pós, fizeram um cartaz onde colaram dez artigos escolhidos e, após, realizamos uma conversa onde cada aluno fez uma síntese do que havia entendido. Concluiu-se que a oficina realizada sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos atingiu as expectativas, já que os alunos conseguiram sintetizar o conteúdo proposto e esboçá-lo. Isso foi percebido pela qualidade do resumo e pelo desenho feito por eles. Os discentes ainda conseguiram fazer um comparativo do que foi explicado com a realidade que vivem, aludindo aos fatos que aconteceram nas suas vidas. Também percebeu-se o entendimento acerca do tema quando os discentes concluíram que no documentário "A Ilha das Flores" os direitos das pessoas não eram respeitados.


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