O JOGO COMO UMA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM
Resumo
Na infância o jogo é essencial. Ao brincar fazendo uso de jogos, a criança reproduz suas vivências, transforma a realidade de acordo com seus interesses e desejos, de forma dinâmica e criativa. Todos os elementos do jogo, ou seja, as regras, a competição, o tempo e o espaço em que ele ocorre colocam a criança em situações de adaptação e readaptação que provocam diferentes atitudes comportamentais e, consequentemente, exigem que ela esteja constantemente desempenhando seu papel social de criança. Para muitos e diferentes autores, o jogo não representa apenas as experiências vividas, mas prepara o indivíduo para o que está por vir, pois exercita habilidades e, principalmente, estimula o convívio social. Por meio do movimento são ensinados valores múltiplos que vão desde o desenvolvimento físico, passando pelo caráter lúdico, através dos jogos e brincadeiras e, atingindo até a conscientização de valores morais como o respeito e o trabalho em grupo. Diante disso, escolhemos o jogo como foco do nosso trabalho de Oficina de Aprendizagem que acontece no turno oposto ao da aula regular, com crianças de idades diferentes matriculadas em turmas de 1º ano até 3º ano do Ensino Fundamental. As oficinas fazem parte do programa PIBID/CAPES/UNISC e foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, situada na Rua Espírito Santo, nº 121, Bairro Piratini, no município de Santa Cruz do Sul/RS. Em nosso primeiro encontro confeccionamos um jogo de trilha denominado pelas crianças como "Trilha do Autódromo". Este jogo foi totalmente elaborado por eles, desde sua criação gráfica até seus comandos. No momento do jogo foram utilizados cálculos matemáticos para o desenvolvimento do mesmo, utilizando materiais de apoio para sua resolução. Em outra oficina confeccionamos o "Jogo de Memória" em que as crianças desenharam as figuras escolhidas por elas e escreveram o nome das mesmas. O jogo "trilha do alfabeto humano" feito com letras em EVA distribuídos no chão teve como peça que se movia as próprias crianças. As crianças jogavam o dado para saber o número de casa que deveriam percorrer até parar em uma letra, o próximo passo era encontrar palavras em revistas e jornais, colando estas em um cartaz. Na oficina seguinte, propusemos às crianças um "Bingo de Letras", a partir do nome de cada uma. Cada criança escreveu seu nome em uma cartela, as letras eram sorteadas e elas tinham que observar se esta letra tinha em sua cartela, até completar seu nome. Ainda trabalhando o nome de cada criança, realizamos a cruzadinha do nome. Cada criança formou seu nome com letras de EVA e uniu com outra de um colega, até completar com o nome de todos. Observando os resultados de nosso trabalho e refletindo sobre ele, confirmamos que, através dos jogos, o professor pode intervir, desafiar, coordenar, propor, sugerir, questionar e apresentar. Os jogos e as atividades pensadas em forma de problemas se constituem como espaços de construção significativos, que respeitam a individualidade e o ritmo de cada um, sem perder de vista a importância do grupo, uma vez que o conhecimento é visto como um processo de construção que acontece sempre num contexto social.
Instituição: UNISC - SANTA CRUZ DO SUL/RS
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