PERÍODOS DE FORMAÇÃO COMO ATIVIDADES DO PIBID

CAMILA CRISTIANE GEHRES, KESIA CARINA VOESE, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), promovido pela Universidade de Santa Cruz do Sul, tem como um de seus objetivos "promover situações que auxiliem os bolsistas acadêmicos na iniciação à docência, proporcionando momentos de formação continuada , relatos de experiências e o desenvolvimento da práxis pedagógica". Tanto em nível Institucional, como dentro do subprojeto 1 - Pedagogia, nós estudantes/bolsistas, temos a oportunidade de participar de atividades planejadas com o intuito de ampliar nossa formação inicial em espaços especialmente organizados de Formação Continuada. Tais espaços possibilitam a complementação da formação inicial. Através deles podemos participar como ouvintes ou como membros de equipes organizadoras de eventos que acontecem no decorrer dos semestres letivos. São atividades que também permitem aprimorar os saberes dos bolsistas, a fim de qualificar nossas ações no ambiente escolar. Todas as qualificações são planejadas com base em um eixo temático diferenciado, criando assim diferentes possibilidades pedagógicas. As programações acontecem na modalidade de oficinas pedagógicas, apresentação de trabalhos e palestras, com enfoque na qualidade da formação pedagógica. Sabemos que a formação continuada de professores tem sido objeto de vários estudos e exige análises permanentes sobre sua configuração. Acreditamos que são inúmeras as mudanças no sistema social, cultural, político e econômico, que demonstram essa imposição apresentando-se tanto como condição para acompanhar a evolução do conhecimento como também para redirecionar as ações docentes em busca do atendimento às novas demandas educacionais. Em nossa formação acadêmica, participamos de diversos eventos no campo da educação e consideramos que esses momentos são de fundamental importância para que possamos estar preparados para o cotidiano escolar, pois estamos sempre sendo convidados a pensar nos contextos de sala de aula, a observar a curiosidade apresentada pelos nossos alunos, levados a conhecer e usar as invenções tecnológicas presentes na educação, fato que consideramos muito relevante ser abordado no planejamento pedagógico do professor. Ser bolsista do PIBID/UNISC nos permite participar da organização de eventos e conhecer dinâmicas de gestão de enorme importância nesse momento de formação, nos instiga a propor e agir com autonomia nos diferentes lugares nos quais nos colocamos como aprendizes e responsáveis pela divulgação de novos saberes, construídos na ação/reflexão/ação.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.