A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

ELISANGELA SCHENA, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


Nesse artigo apresento algumas razões pelas quais é importante ter Informática no currículo escolar, principalmente no ensino médio, pois o conhecimento em informática tem sido decisivo na hora de preencher uma vaga de emprego, já que nesta fase a maioria dos alunos estão ingressando no mercado de trabalho, ou até mesmo para o melhor desempenho das atividades do mundo digital em que estamos inseridos, onde os endereços eletrônicos viraram a forma mais fácil de comunicação. Mas, infelizmente, nossos jovens não estão preparados para estas tecnologias. A falta das aulas de Informática nas Escolas é prejudicial aos alunos, eles ficam muito aquém dos demais que possuem conhecimento. Segundo Piaget (1995), a abstração reflexionante ocorre através da oportunidade dos sujeitos agirem sobre os objetos, neste caso,os alunos que possuem Informática na escola ou tem contato constante com o computador, os experimentos realizados, as características que retiram dos objetos, inicialmente, são elementos que, unidos às experiências prévias, geram novas reflexões, enquanto coordenação de ação. No momento em que os alunos se familiarizam com o computador, sabem para que podem usar cada programa ou aplicativo, adquirem habilidades, pois entre tantos aplicativos e atividades que conquistam os alunos, apresentam ferramentas de criação artística, envolvendo linguagem alfabética, numeral e raciocino lógico. O aprendizado se torna mais fácil e atrativo para os alunos. Se iniciada a disciplina já nos anos iniciais, com aprendizado contínuo, nos anos finais e principalmente no Ensino Médio, pode-se aprofundar mais o conhecimento, com Fundamentos de Informática, Internet e Segurança em Rede, Comunicação de Dados, Fundamentos de Lógica e Noções de Rede, Programação Orientada a Objetos, Banco de Dados, Arquitetura de Computadores e Manutenção de Hardware e Fundamentos de Algoritmo. É importante que os alunos tenham uma boa base sobre Informática, assim competirão de forma mais justa no mercado de trabalho. Com a utilização frequente dos computadores, observa-se avanços nas habilidades e grande avanço no aprendizado já que esta é a era digital. Também existe a cooperação com as demais disciplinas, os alunos podem realizar pesquisas, preparar as apresentações dos trabalhos, buscar ajuda online e até mesmo compartilhar informações com os demais colegas, basta que os professores troquem informações. A interdisciplinaridade é uma realidade que veio para ficar, só tem a agregar conhecimento aos alunos, permitindo aprender vários conteúdos, de disciplinas diferentes, na mesma aula. Perante estes argumentos, alunos e professores esperam que este impasse em torno da Informática na escola se resolva o mais rápido possível, já que professores e alunos só tem a ganhar com esta mudança.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.