PRATICANDO EM QUÍMICA

ANGELO QUOOS, NEMORA FRANCINE BACKES, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO

Resumo


Aulas práticas são aquelas em que o aluno participa de maneira ativa do processo de ensino-aprendizagem. Muitos são os autores que tratam sobre a eficiência das aulas práticas, sobretudo no ensino das ciências naturais. Portanto, resolveu-se analisar a eficiência das aulas práticas, a partir da aplicação destas nos laboratórios de aprendizagem de Química por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da UNISC. Os laboratórios de aprendizagem de Químicas, relatados neste trabalho, foram realizados durante quatro meses, de forma semanal, com alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás, do município de Santa Cruz do Sul. Sabe-se que as aulas práticas precisam estar relacionadas às teorias para que as mesmas possam ser assimiladas. Esta abordagem teórica pode ser realizada antes, durante ou depois da prática. Neste caso, a abordagem teórica dos conteúdos se dava nas aulas regulares, pelo professor titular da turma. Enquanto que, nos laboratórios, os bolsistas PIBID atuavam com atividades práticas estabelecendo relações com as teorias já abordadas pelo professor. Durante o período de atuação, desenvolveram-se as mais diversas aulas práticas. Muitas delas, através de experimentos, sendo eles: Métodos de separação de misturas (catação, filtração, decantação, dissolução fracionada, peneiração, evaporação, destilação simples, destilação fracionada e separação magnética.); Síntese de sabão; Torre de líquidos; Experimentos relacionados ao ar (combustão, massa e compressibilidade do ar); Revelando impressões digitais; Engarrafar ovos; Produção de plástico através do leite; Propriedades dos compostos iônicos, moleculares e metálicos (ponto de fusão e condutibilidade elétrica); Reação do bicarbonato de sódio com ácido acético; Jogo Alquimia; Produção de refrigerante; Quantificação dos açucares em refrigerantes; Explosão de Coca-Cola; Recristalização do açúcar; Tensão superficial do leite; Fatores que afetam a velocidade das reações; Elevador de naftalina; Cromatografia de tintas e pigmentos vegetais; e Extração e quantificação do álcool presente em gasolina. Realizaram-se, ainda, atividades que não são experimentais, mas que se enquadram no termo "aula prática", foram elas: oficina sobre reciclagem; construção dos modelos atômicos; e criação de postagens, a partir de pesquisa, no blog "A Química dos alimentos". Percebeu-se que as aulas práticas são excelentes para atrair a atenção dos estudantes. No entanto, nota-se que os mesmos, na maioria das vezes, têm dificuldades em estabelecer relações entre as práticas e os conteúdos abordados pelo professor, por mais que se empenhem na execução da atividade prática. Confirmou-se isto, através das avaliações realizadas ao final de cada laboratório de aprendizagem. Concluímos em partes, que, talvez, as atividades práticas teriam maior eficiência se fossem aplicadas juntamente com a explicação dos conteúdos, ou ainda, como mobilização das aulas, ou seja, antes da explicação teórica.


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