EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ELEMENTOS DA REALIDADE SOCIAL DA COMUNIDADE ESCOLAR

SILVIA LETICIA POZZEBON WERMUTH, IVONNE MARIA GASSEN, DOUGLAS JOZIEL BITENCOURT FREITAS, KELEN JOSEANE PAPPIS, KELI PEREIRA SOARES

Resumo


Conectar-se a realidade social é de fundamental importância para escola que pretende no seu conjunto de intenções educar para a vida. Articular a vida escolar com a vida social é proporcionar o desenvolvimento integral do indivíduo, dando-lhe suporte necessário para que ele seja o protagonista de mudanças significativas nos contextos em que vive. Buscando dar sentido ao estudo da Matemática através de elementos da realidade social dos alunos, desenvolveu-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio uma prática pedagógica a partir de um projeto interdisciplinar com o tema "Família", cuja finalidade foi conhecer melhor a comunidade escolar, envolvendo todos os subprojetos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da UNISC com diferentes áreas do conhecimento, em especial, o subprojeto Matemática. A dinâmica de desenvolvimento do projeto teve, no primeiro momento, a elaboração das questões por parte de cada um dos subprojetos do PIBID/Unisc que atuam na escola. Em seguida, algumas das questões foram selecionas constituindo um questionário único com 13 questões, o qual foi entregue para o devido preenchimento para todas as famílias da comunidade escolar através dos alunos. A partir disso, foi realizado o trabalho de tabulação dos dados pelos bolsistas do Subprojeto de Matemática em que, utilizando o Microsoft Excel, construíram tabelas com as respostas de todos os questionários. O próximo passo foi a montagem dos gráficos nos modelos de pizza e de coluna, conforme a complexidade das questões. Para cada uma delas foi construído uma representação utilizando cartolina, EVA e papel cartona, gerando assim 18 gráficos. A seguir iniciou-se a interpretação e compreensão de dados dos gráficos com os alunos do 6º ano nas oficinas. Através de um roteiro para que ocorressem discussões com os alunos sobre os resultados desta pesquisa familiar, fomos interpretando todos os dados contidos em cada gráfico, bem como foi criado pelos alunos títulos correspondentes a cada modelo construído. A dificuldade encontrada pelos alunos foi em relação a identificação das porcentagens, pois em uma das atividades feitas, os alunos deviam listar, de cada gráfico, as quantidades em ordem crescente, informando quantidade e porcentagem. No segundo e último momento os alunos comunicaram uns aos outros as interpretações que fizeram, explicando os gráficos escolhidos por cada dupla que realizou a atividade. A participação da comunidade foi satisfatória, pois foram entregues 114 questionários, sendo que 107 retornaram respondidos. Os dados retratam a realidade das famílias da comunidade escolar e serão utilizados na atualização do diagnóstico da proposta pedagógica. Palavras-chave: Educação Matemática; Iniciação à Docência; Comunidade Escolar.


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