ABORDAGEM QUÍMICA DO SINISTRO NA BOATE KISS

FERNANDA FORSTER LAMAISON, PAULA ELISABETE PANTA HEIDERICH, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO

Resumo


Essa proposta de trabalho desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Santa Cruz do Sul. A atividade teve como público alvo alunos do Ensino Médio e refere-se à química que está por trás do fato ocorrido em Santa Maria no dia 27 de janeiro de 2013, que chocou não só o estado e o país, mas também o mundo. Mediante a curiosidade apresentada pelos alunos nesta temática, optou-se por desenvolver esta atividade, em que os alunos puderam interagir demonstrando suas dúvidas e curiosidades relacionadas ao assunto abordado. Este trabalho foi desenvolvido através de apresentação de slides com as turmas de forma separada, para dirimir as dúvidas de cada aluno, considerando sua idade e seu grau de escolaridade. Mediante a curiosidade apresentada sobre este assunto, buscou-se desenvolver um trabalho de caráter elucidativo do tema química da combustão do poliuretano e liberação de gases tóxicos. Para tal fim, utilizou-se de explicações e ilustrações em slides sobre o poliuretano, o Sputnik de fogos de artifício e os gases liberados na queima do polímero, demonstrando sua reação e inteiração no organismo. Através das indagações por meio do corpo discente, desenvolveu-se uma proposta de trabalho que permitiu aos alunos conhecerem a realidade dos materiais utilizados de forma negligente como também a letalidade e toxicidade envolvida nos gases liberados no interior da boate. Trabalhou-se igualmente e de forma específica o ácido cianídrico(HCN), principal agente apontado como causa mortis dos jovens atingidos. Como forma de comprovação da liberação de ácido cianídrico como subproduto da queima do poliuretano, realizou-se dois experimentos que simulavam em condições controladas a combustão do polímero, comprovando pela mudança de pH a presença de ácido, possivelmente o cianeto de hidrogênio. Estes experimentos foram realizados fora do âmbito escolar, servindo como respaldo científico para a continuidade dessa proposta. Desta forma, este trabalho, cujo objetivo principal era a desmistificação do ocorrido em janeiro do ano corrente na cidade de Santa Maria, atendeu às expectativas, posto informar aos alunos sobre a química envolvida no incêndio da boate, como também alertar sobre os danos de utilizar materiais inflamáveis como revestimento acústico e o uso de sinalizadores inapropriados em locais fechados. Trabalhar a respeito de mídia-educação com os educandos foi algo construtivo, para que eles entendessem melhor a respeito da química por trás de um assunto de tanta repercussão na mídia como foi o ocorrido na Boate Kiss.


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