PRODUÇÃO DE SABÃO VISANDO MINIMIZAR O IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELO DESCARTE INCORRETO DO ÓLEO DE SOJA.

CARLOS EDUARDO FLORES DOS SANTOS, CEZAR AUGUSTO DE MELLO, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO

Resumo


Este projeto teve início na aula de Funções Inorgânicas em que os bolsistas PIBID-Química -UNISC questionaram os alunos da oitava série EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, sobre qual o destino correto para o óleo de soja comestível, com respostas de forma variadas como: descarte na pia, no pátio de casa e queima do óleo no pátio. A partir das respostas resolveu-se, juntamente com a professora de Ciências da turma, conscientizar os alunos sobre a poluição ambiental causada pelo descarte inadequado do óleo comestível e a importância de dar destino correto para este produto. A partir desta problematização foi realizado um estudo bibliográfico para a produção de sabão a partir do reaproveitamento do óleo de soja comestível. O sabão é um produto obtido a partir da reação de soda (hidróxido de sódio) com ácidos graxos, de origem animal ou vegetal, (saponificação) e que também tem propriedade de efetuar uma reação pontual durante a limpeza, isto é, romper a tensão superficial da água permitindo interagir com o material a ser limpo. O sabão é solúvel em água e, por sua propriedade surfactante, é usado para lavar. Adicionou-se primeiramente 400 mL de água em um recipiente, após adicionou-se lentamente 100 g de NaOH (hidróxido de sódio), desprendendo calor (reação exotérmica) e vapor, adicionou-se 400 g de sebo bovino, 800 mL de óleo de soja comestível usado, e 400 mL de álcool comercial, logo após a mistura foi agitada até criar uma espuma no centro. A mistura foi adicionada em um recipiente deixando-a esfriar. O objetivo deste experimento foi trazer para a sala de aula o problema do descarte inadequado do óleo de soja comestível implicando uma degradação ambiental, utilizando este resíduo para a fabricação de sabão, formando cidadãos capazes de atuar em benefício da sociedade. As atividades desenvolvidas com estudantes entre outros aspectos desenvolveu a capacidade de interpretar problemas e apontar soluções, aproveitamos um problema recorrente e universal que é a dispensação de óleo comestível residual. Apesar da reação de saponificação ser milenar ela sempre apresenta um atrativo para a ciência pois trata-se de um paradigma, você transforma o óleo uma "sujeira" em um agente de limpeza, através de uma reação química. Buscou-se integralizar os conceitos de Química inseridos na fabricação do sabão com o cotidiano dos estudantes, desmistificando a Química como matéria difícil e complicada, despertando o interesse dos alunos com experimentos e aulas participativas, melhorando sua capacidade de aprendizagem e desempenho em sala de aula.


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