ESTUDANDO OS PLÁSTICOS COM OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA QUÍMICA
Resumo
Hoje se sabe da importância de o educador relacionar seu conteúdo com a realidade do educando, facilitando assim a assimilação das matérias. No ensino de química, este é um ponto fundamental já que ela tem em sua essência a pesquisa das transformações que ocorrem em nosso cotidiano. Segundo LIBÂNEO (1994, p.56), o ato pedagógico pode ser então definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tanto no nível do intrapessoal como no nível de influência do meio, interação esta que se configura numa ação exercida sobre os sujeitos ou grupos de sujeitos visando a provocar mudanças tão eficazes que os tornem elementos ativos desta própria ação exercida. Presume-se aí, a interligação de três elementos: um agente (alguém, um grupo, etc.), uma mensagem transmitida (conteúdos, métodos, habilidades) e um educando (aluno, grupo de alunos, uma geração). Este trabalho utilizou a reportagem da revista "Superinteressante", de dezembro de 2009 com o título "Minha vida sem Plástico", que fala da experiência de Camila Costa, colaboradora da revista, em passar sete dias sem plástico. Na matéria, foi mostrado como seria difícil realizar atividades simples do nosso cotidiano como escovar os dentes, lavar os cabelos, usar o celular ou ir ao mercado sem a utilização do plástico. Dessa forma, o assunto "plásticos" foi abordado no "Programa de Iniciação à Docência" (PIBID) na Escola São Canísio, em Santa Cruz do Sul-RS. A referida escola atende estudantes da 8ª série e 8º ano do ensino fundamental. Trabalhar o assunto "plástico" pode se tornar uma ótima alternativa, já que é um material que está disseminado em nossa sociedade por seu baixo custo, além de ter centenas de aplicações, servindo para substituir diversos materiais como madeira, couro, metal, vidro, entre outros. O material proporciona uma economia crescente para a indústria na produção de embalagens de alimentos e bebidas por suas características principais: transparência, leveza e resistência. Entretanto, por demorar aproximadamente 200 anos para se decompor e ser abandonado em via pública, o mesmo acaba por entupir bueiros e poluir as águas. No Brasil, pouco do material plástico é reciclado e isto acarreta sérios problemas ambientais. Busca-se a discussão de algumas questões importantes para o trabalho ser iniciado e evoluir, tais como: O que os objetos têm em comum? Onde achamos o plástico em nosso dia a dia e qual a sua importância? Trabalhou-se com os estudantes não apenas a inserção do plástico na sociedade, mas também sua origem, classificação, matéria-prima e os ciclos envolvidos em todo seu processo. Aspectos culturais e econômicos também foram abordados, pois os polímeros em um todo se tornaram vilões das questões ambientais e apesar de campanhas de redução, reciclagem e reaproveitamento do lixo plástico, pouco se trabalha seus benefícios e suas utilidades. Através deste trabalho, realizado em uma oficina temática do programa PIBID, pôde-se explorar, além do tema principal "plásticos", outros conceitos básicos de ciências e química do ensino fundamental, buscando o aprendizado do aluno e sua conscientização sobre a importância do lixo, do plástico, que está presente em nosso dia a dia. Provocar entre os discentes a discussão sobre problemas ambientais que afetam a todos, além de abordar questões como lixo e reciclagem, bem como a compreensão dos conteúdos, permite que se formem cidadãos conscientes sobre o ambiente em que vivem.
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