QUANTIFICAÇÃO DE CARBONO - CARACTERÍSTICAS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS INORGÂNICOS
Resumo
Estudar Química requer uma postura de observação, investigação e a resolução de problemas. Nós, bolsistas do PIBID, provenientes do curso de Química, estamos buscando uma maneira prazerosa e útil de relacionar os conteúdos de Química do último ano do ensino médio aos primeiros conceitos de Química que vivenciaram desde o início do curso, assim fazendo uma preparação para as avaliações externas, que passarão no final do curso. Junto à professora de Química da Escola Estadual Santa Cruz, estamos fazendo oficinas de aprendizagem com os alunos do 3º ano do ensino médio da escola. Apresentamos nosso plano de trabalho, o qual consta de atividades experimentais, em que os alunos participam fazendo experimentos e discutem os resultados. As primeiras atividades experimentais realizadas foram: "Quantificação do Carbono" e "Diferenciação de compostos orgânicos e compostos inorgânicos". Os alunos do 3º ano do ensino médio foram divididos em oito grupos no laboratório de ciências da escola em diferentes momentos. As atividades foram agendadas previamente com alunos e professores da turma. A intervenção ocorreu nos dois primeiros períodos de segunda-feira de cada semana na escola. Cada grupo realizou os experimentos que constou dos seguintes passos: a) Montagem do equipamento para trabalhar; b) Leitura dos objetivos e c) Procedimentos das atividades. No experimento para quantificação de Carbono, utilizando etanol e vela (parafina) os alunos observaram a combustão destes compostos, verificando os produtos formados nestas combustões. Para determinar a diferença entre um composto molecular e um composto iônico, foi verificado experimentalmente o ponto de fusão do NaCl 801° (sal) e açúcar 185° (sacarose) e a condutibilidade elétrica destes compostos em solução aquosa. Observando a quantidade do Carbono, os alunos verificaram a produção de uma maior quantidade desse elemento, formado na queima da parafina. Observou-se neste momento para onde vai todo aquele material resultante da combustão, ali recolhido no vidro de relógio, não visível quando não se faz o recolhimento. Os discentes chegaram à conclusão que tudo está no ar que nos rodeia. Verificaram com a diferenciação entre CO2 composto orgânico e CI2 composto inorgânico, os tipos de ligações com os quais os compostos são formados e verificaram também a diferença entre substância pura e uma mistura. Com essas atividades foi possível retomar conceitos sobre tipos de substâncias, características do carbono, formação de CO2 e vapor de água nas combustões, poluição ambiental, entre outros.
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