DESPERTANDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NA ÁREA DAS ENGENHARIAS DE FORMA LÚDICA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: PROPOSIÇÃO PARA O ESTUDO DE PONTES E SEUS CONCEITOS FÍSICOS
Resumo
O estudo realizado neste trabalho tem como objetivo apresentar um planejamento descritivo de experimento exploratório, significativo e contextualizado, por meio de revisão bibliográfica, com suporte da robótica e da montagem de maquetes funcionais em oficinas semanais de caráter educacional lúdico, favorecendo a participação ativa dos alunos na concepção e resolução dos desafios propostos. A oficina de Pontes, objeto do presente artigo, é parte integrante do projeto de extensão denominado "Re_inventar" que, atualmente, vem desenvolvendo suas atividades em turnos inversos ao escolar, tendo suas ações iniciadas no mês de abril do corrente ano. Nos primeiros encontros, foram montados protótipos de balanças, sistemas de polias e vários modelos de caminhões, como por exemplo, guinchos, "papa-entulho" e caçamba basculante. Durante os períodos de montagem das maquetes, conceitos da física (estática, momento de inércia, etc.) e da mecânica (máquinas de transporte, elementos de máquinas, mecanismos, etc.) foram abordados de forma a instigar nos participantes questionamentos das razões do layout das peças componentes, materiais utilizados em situações reais e como os sistemas funcionam nos elementos que não são visualizados ou percebidos no cotidiano. A problemática específica da oficina proposta consiste em trabalhar a parte lógica da disciplina de Pontes, do curso de Engenharia Civil, através do kit de robótica Mechanic + Static da Fischertechnik, com a prática de montagem de protótipos reais por meio da ludicidade. O projeto desenvolve-se através do "Programa de Bolsas de Extensão" (PROBEX) da Universidade de Santa Cruz do Sul, sendo que atualmente se encontra na fase inicial. Pretende-se, como objetivo principal, despertar em alunos do ensino fundamental e médio, o interesse pelos conhecimentos das engenharias, aproximando-os do ambiente acadêmico e propiciando a experimentação e a descoberta de princípios tecnológicos. Como resultados parciais desta atividade extensionista, no tocante à clientela do projeto, estão sendo proporcionadas vivências únicas, através da utilização de ferramentas lúdicas e por meio da aprendizagem cognitiva. Observou-se também a articulação entre o acadêmico, bolsista de extensão e o projeto de extensão no sentido de fornecer ao mesmo situações em que seus conhecimentos adquiridos em sala de aula sejam novamente abordados, porém, de forma experimental e prática, posto que a linguagem já utilizada nas oficinas necessita de adequações para a melhor compreensão dos sujeitos participantes (alunos do ensino fundamental e médio). As oficinas têm possibilitado o estudo de forma mais aprofundada da disciplina de Pontes, agregando maior contato do graduando com a disciplina durante períodos extraclasse, viabilizando o desenvolvimento de trabalhos investigativos com características criativas e participativas. Como resultado secundário e em longo prazo, ressalta-se o importante papel social do projeto, uma vez que visa a minimizar as demandas da sociedade em torno da universidade, fomentando em jovens e adolescentes a escolha consciente e fundamentada pelas diversas engenharias, extremamente carentes de profissionais.
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