O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM LÚDICO: DESPERTANDO HABILIDADES E DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ESCOLAS DE SANTA CRUZ DO SUL

ALICE SCHNORR BAUMANN, CHRYSTYAN CASSYEL BUENO DOS SANTOS, JORGE ANDRE RIBAS MORAES, LIANE MAHLMANN KIPPER, CASSIO DENIS DE OLIVEIRA

Resumo


Na busca pelo interesse dos alunos do ensino fundamental e médio pela área das ciências exatas, o curso de Engenharia de Produção da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) elaborou e propôs o desenvolvimento do projeto de extensão denominado Re-Inventar: Desenvolvendo habilidades em Engenharia, com objetivo de incentivar o interesse dos alunos do ensino fundamental e médio pelos conhecimentos em Engenharia e em Física por meio da aplicação dos conceitos das áreas de Matemática, Física e Ciências Exatas, dentro do campo das engenharias. A metodologia utilizada neste projeto contempla atividades lúdicas e interativas, utilizando materiais de apoio como os kits de peças de montagem de maquetes funcionais e utilização de manuais que relacionam os conteúdos vistos nas escolas com o que é estudado nos cursos superiores de engenharia, além de visitas em empresas que utilizam os produtos projetados e montados, para que os conteúdos fiquem realmente fixados e fundamentados na aprendizagem de cada aluno. O projeto consiste em uma didática diferenciada dividida em cinco etapas em que, através da metodologia participativa e construtiva de novos conhecimentos, baseada na abordagem de resolução de problemas, procura-se que os alunos despertem suas habilidades e expandam sua criatividade, abrindo espaço para que exponham suas ideias e estimulem o trabalhar em grupo. Como resultados parciais do projeto desenvolvido na área da Engenharia Mecânica, os alunos montaram diversos tipos de caminhões, guindastes, trator e talhas, tendo, cada um destes projetos uma finalidade apropriada para que os estudos dos elementos de máquinas, mecanismos, polias e cabos de aço - elementos essenciais da vida de um engenheiro mecânico - sejam explorados e vivenciados na sua aplicabilidade por meio das maquetes funcionais desenvolvidas. Espera-se com este projeto que os alunos que ingressarem nos cursos de engenharia tenham maior conhecimento dos termos técnicos da área, despertando habilidades e competências individuais, estimulando o trabalho em equipe e também aproximando os alunos participantes do projeto com as dependências da universidade e com acadêmicos dos cursos superiores de engenharia. Neste projeto destaca-se a importância do uso de atividades lúdicas no ensino fundamental e médio, demonstrando assim que o mesmo pode ser um facilitador do processo de aprendizagem na área das engenharias, contribuindo para a redução da evasão, além de ser um elemento de incentivo à vocação nos futuros engenheiros.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.