AJUSTE DE TOLERÂNCIA ISO DE PEÇAS INTERCAMBIÁVEIS: BAJA UNIVATES
Resumo
O "Baja SAE" - Sociedade de Engenharia Automotiva - é uma competição de projetos automobilísticos mundialmente conhecida. Realizada anualmente entre instituições de ensino superior no Brasil etapas regionais e nacional e no exterior, contando com patrocínio de grandes empresas do setor automotivo e na Univates com o patrocínio de empresas da região do Vale do Taquari. Durante o projeto do veículo, os alunos aplicam conhecimentos aprendidos nas suas instituições de ensino, aproximando a realidade profissional da engenharia e levando-a para dentro da sala de aula. Dentre os conhecimentos desenvolvidos e assimilados no percurso do projeto, enfatiza-se a gestão de projetos, o controle de qualidade, tomadas de decisões, usinagem, solda, conformação mecânica, ajustes, esquemas elétricos, eletrônica automotiva, telemetria, montagem, desenho, trabalho em equipe e a análise de custos. É nesse contexto que foi criada a Equipe "Baja UNIVATES", um projeto de extensão em que é projetada e executada a construção de um veículo off-road. Após as etapas de desenho e manufatura do veículo, a equipe está apta a participar da competição "Baja SAE" entre alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação. Durante esta competição, o veículo será avaliado pelos juízes da organização do evento, submetendo-o a provas estáticas e dinâmicas (por exemplo: aceleração e frenagem) em uma competição de pista off-road, além da análise dos requisitos de segurança. A equipe precisa simular a venda de seu produto, visando a uma faixa de mercado específico, na qual o cliente é fictício e um apaixonado por veículos off-road. O veículo precisa ser econômico, ter um design arrojado, seguro e de fácil manutenção, o que imprime a necessidade de haver peças de reposição em todo o mercado Baja, tornando essencial uma padronização de peças nas organizações, o que é conhecido como "peças intercambiáveis". Neste artigo, foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica e pesquisa na concorrência com o propósito de levantar dados teóricos sobre ajustes de tolerâncias de medidas para a usinagem dos eixos de transmissão do power train do veículo projetado pela equipe "Univates Baja". O foco deste estudo deu-se acerca de ajustes de tolerância ISO e sua importância, com a finalidade de produzir peças intercambiáveis e de fácil reposição para o mercado global de Bajas para suprir demandas do produto "Baja UNIVATES", simulando a produção em série de veículos off road, um dos objetivos do projeto.
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