EXPERIMENTANDO EM CIÊNCIAS

HEINRICH PALM, VÂNIA BEATRIZ DREYER, LUCÉLIA HOEHNE, JANE HERBER

Resumo


Desenvolve-se no Centro Universitário UNIVATES, o projeto de extensão "Experimentando em Ciências". O projeto tem como proposta desenvolver ações vinculadas aos cursos de Química Industrial, Ciências Exatas e áreas afins, e tem uma relação direta com o Mestrado Profissional de Ciências Exatas da instituição. É constituído por oficinas de Ciências, envolvendo Química, Física e Matemática, procurando atrelar teoria e prática possibilitando, assim, desenvolver o espírito crítico e investigativo dos alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, das escolas da região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto é despertar nos estudantes do ensino médio o interesse pela Química, Física e Matemática com aulas experimentais, viabilizando o desenvolvimento do espírito científico, buscando fazer com que o educando tome uma atitude de planejamento para chegar a soluções, com base em hipóteses e reflexões para tomar decisões e julgar fatos, a fim de tornar a aprendizagem mais significativa e contextualizada. Também visa a proporcionar uma integração entre escolas do Vale do Taquari e o Centro Universitário UNIVATES, oportunizando aos alunos desenvolverem experimentos de ciências nos laboratórios de Química da instituição, podendo assim, estimular no aluno a participação na reconstrução do conhecimento, através da iniciativa na busca de novos saberes. Metodologicamente, o projeto visa a organizar, gratuitamente, oficinas experimentais de Química, Física e Matemática com abordagem dos variados conteúdos do 2º e 3º ano do ensino médio, de maneira interdisciplinar para que, assim, possibilite uma contextualização no ensino dessas ciências, visando à formação de um cidadão crítico capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para resolver problemas e situações do seu dia a dia. Essas oficinas são oferecidas quinzenalmente em dois dias da semana, nos turnos da manhã e da tarde, cabendo aos professores titulares das escolas agendarem a oficina de acordo com a sua necessidade. Com a realização dos experimentos, os alunos são convidados a manipular os materiais e equipamentos do laboratório, fator que pode instigar a curiosidade dos discentes e que pode vir a ser um fator de maior motivação para o estudo. As oficinas planejadas pelo grupo de professores e bolsistas do projeto vêm aproximando os alunos do ensino médio da universidade, pois as atividades são desenvolvidas nos laboratórios da instituição, aliando teoria à prática, de forma interdisciplinar, oportunizando aos alunos o contato e manipulação de reagentes e vidrarias. Alunos estes que, muitas vezes, entram em uma universidade sem ter tido uma experiência em laboratório de Ciências. Com esta proposta, pretende-se valorizar a integração dos componentes curriculares, na área de Ciências da Natureza e Matemática, pois acreditamos que a aula prática permite ao aluno a reconstrução de conceitos e do conhecimento tácito, bem como aproximar a escola da universidade.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.