PROCESSOS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS DE UMA AERONAVE RADIOCONTROLADA

GUILHERME MATEUS FLESCH, JULIO EDUARDO FORSTER, ROGER RICARDO RACHOR, FABRICIO ANTONIO EGERT, JORGE LUIZ RODRIGUES MARQUES

Resumo


O presente trabalho mostra os estudos de processos e técnicas utilizados para a construção de uma aeronave radiocontrolada para a competição SAE Brasil Aerodesign e que deve atender aos requisitos e restrições do regulamento. Tendo como objetivo aprimorar a eficiência estrutural da aeronave, organização e padronização da construção, sempre visando a diminuir o peso final da aeronave. Para obter bons resultados foi necessária a utilização de materiais leves e resistentes, um processo adequado e boas técnicas construtivas. A aeronave é constituída basicamente por fibra de carbono unidirecional e bidirecional, alumínio 7075-T6, divinycell H60, resina epóxy e madeira balsa. Neste ano foi feito um avião inteiriço o que diferencia todo o projeto em relação aos anos anteriores, quando a aeronave era em submontagens. Este ano conta com uma asa semi-trepezoidal com um diedro de 5 graus implantado este ano. Ela é basicamente composta por madeiras balsa, carbonos, divinycell e o revestimento feito em oracover. Na empenagem foi utilizado o divinycell H60 de 6 mm com madeira balsa revestido com oracover, que garante a resistência necessária dos componentes, garantindo leveza e boa eficiência estrutural. A construção da aeronave durante este ano iniciou-se fazendo uma chapa laminada com sanduíche de carbono e madeira balsa, com matriz epóxy necessárias para o avião inteiro. Na longarina da asa, utilizamos carbono unidirecional para resistir mais aos esforços aplicados pela sustentação durante um voo. Na fuselagem, juntamente com o tail boom, utilizamos o carbono bidirecional. Após laminado levamos estas chapas, juntamente com a madeira balsa e o divinycell H60 utilizados na aeronave, para a empresa MATRYX para serem feitos os cortes a laser. Já foram projetadas peças a serem usinadas com encaixe para quando montadas rapidamente na construção garantirem um bom alinhamento e acabamento. Quando tudo usinado e cortado, começamos a montagem iniciando pela fuselagem com a longarina da asa e o tail boom sendo fixados com encaixe sob pressão e colado com araldite. Após continuamos a construção da asa posicionando cada peça em seu determinado lugar. Depois se passou a fazer a empenagem e por último o acabamento em todo o conjunto. A bequilha e o trem de pouso foram feitos em alumínio 7076-T6. Nas empenagens foram utilizados os perfis em divinycell H60 de 6mm unidos por uma longarina de madeira de 8 mm². Usou-se também madeira balsa e revestiu-se com oracover. Foram ligados ao estabilizador horizontal com peças feitas na impressora 3D da universidade, juntamente com um responsável pela mesma. Com isso, concluímos que a pesquisa e estudo de materiais e processos de construção garantiram boa eficiência estrutural e acabamento estético, dando leveza e proporcionando um bom desempenho à aeronave pela relação peso/desempenho, eficiência estrutural e a organização de trabalho, aumentando o nível de segurança do avião "Kamikase 2013" e de menos peso comparado aos anos anteriores.


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